TIM e Vivo compartilharão 2G, 3G e 4G com aprovação da Anatel

TIM e Vivo terão rede 2G única e compartilharão infraestrutura de 3G e 4G em municípios com menos de 30 mil habitantes

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Antena de celular

Durante reunião do conselho diretor, a Anatel aprovou por unanimidade o acordo de compartilhamento entre TIM e Vivo. As operadoras devem criar uma rede 2G única, além de compartilhar infraestrutura para 3G e 4G em municípios pequenos.

O presidente da Anatel, Leonardo Euler, destacou que o acordo permite otimizar as redes e ter uso eficiente de espectro, além de ampliar a cobertura de ambas as operadoras e melhorar a qualidade do serviço. O compartilhamento foi recém-aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômcia (Cade).

Inicialmente as operadoras irão aplicar o arranjo em 50 cidades, divididas igualmente para cada empresa. O projeto inicial é programado para ser finalizado e ter um balanço em até 180 dias a partir da primeira implementação, e a partir daí será decidido o perímetro total.

O acordo envolve 2,7 mil cidades brasileiras. Nas cidades onde tanto TIM como Vivo atuam, haverá desativação dos sites sobrepostos, permitindo a redução de custos e liberar o espectro para outras atividades. Nas cidades onde uma das operadoras não está presente, haverá expansão da cobertura, com cessão da rede à concorrente.

Para as operadoras, o compartilhamento traz uma economia significativa, uma vez que TIM e Vivo irão dividir todo o custo de operação. A formação de uma rede 2G única é importante porque, embora em desuso, ainda existem regiões onde 3G e 4G não chegam, além de dispositivos de internet das coisas que usam modem GPRS, como rastreadores veiculares e máquinas de cartão de crédito.

Compartilhamento de 3G e 4G nas cidades pequenas

Nos municípios com menos de 30 mil habitantes, TIM e Vivo irão compartilhar as redes 3G e 4G na frequência de 700 MHz. Ao todo, 800 cidades terão redes unificadas.

A atualização tecnológica levará mais concorrência para os municípios onde apenas Vivo ou TIM possuam presença, uma vez que pelo menos duas operadoras terão rede 3G ou 4G. Cada empresa comercializa seus próprios planos, com diferentes preços e pacotes.

Atualmente, a Vivo está presente em 4.667 cidades, sendo 3.892 municípios com tecnologia 2G, 4.511 cidades com 3G e 3.210 municípios com 4G. Já a TIM tem presença em 3.813 municípios, sendo 3.475 cidades com 2G, 3.824 municípios com 3G e 3.506 cidades cobertas com 4G.

Com informações: Mobile Time

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados