Xiaomi atualiza Mi Browser para não coletar dados no modo anônimo

Nova versão de navegador da Xiaomi promete mais privacidade após polêmica envolvendo coleta de dados de busca e navegação

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
mi browser

A Xiaomi liberou novas versões do Mi Browser, Mi Browser Pro e Mint Browser para incrementar a privacidade dos navegadores para celulares Android. As atualizações chegam aos usuários após acusações de coleta dados de usuários pelos aplicativos da marca chinesa, mesmo com o modo anônimo ativado.

A polêmica surgiu na última quinta-feira (30). De acordo com os pesquisadores ouvidos pela Forbes, os navegadores da Xiaomi estão coletando dados de usuários, como histórico de busca e navegação, além de outras informações pessoais.

A fabricante negou as acusações e afirmou que as informações recolhidas são anônimas. Mas nem por isso deixou de anunciar, no sábado (2), novas versões do Mi Browser (v12.1.4), Mi Browser Pro (v12.1.4) e Mint Browser (v3.4.3) com a opção “Enhanced Incognito Mode” (“Modo anônimo aprimorado”, em tradução livre) para impedir a coleta de dados.

“Essas atualizações de software incluem uma opção no modo de navegação anônima para todos os usuários de ambos os navegadores ativar/desativar a coleta de dados agregada”, explica a Xiaomi em seu blog oficial.

O recurso, ainda que prometa mais privacidade aos usuários dos navegadores, não vem habilitado por padrão. Para ativá-lo, é preciso realizar os seguintes passos após o update:

  1. Abra as configurações do navegador;
  2. Acesse a opção “Modo Incógnito”;
  3. Ative a opção “Enhanced Incognito mode”.

As novas versões dos navegadores já estão disponíveis para download na Google Play Store. Saiba como atualizar aplicativos no seu celular Android.

Com informações: Android Police e Xiaomi

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados