Uber vai exigir máscara para motoristas e passageiros em algumas cidades

Motoristas da Uber em São Paulo podem cancelar viagem se passageiro estiver sem máscara contra coronavírus (COVID-19)

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Máscara

A Uber confirma que desenvolveu uma política para exigir o uso de máscara entre motoristas e passageiros de determinadas cidades. Em São Paulo, alguns usuários foram avisados que o motorista pode cancelar a viagem se o passageiro estiver sem proteção facial, que se tornou obrigatória em certos locais para diminuir o contágio do novo coronavírus, causador da COVID-19.

O uso de máscara será obrigatório em alguns mercados, mas a Uber ainda não revela quais. Ela diz ao TechCrunch: “vamos comunicar as atualizações diretamente aos usuários quando estivermos prontos; enquanto isso, continuamos pedindo a todos os passageiros e motoristas que coloquem máscaras ou coberturas faciais ao usar Uber.”

Vale notar que a Uber já prepara uma tecnologia que confere se o motorista está usando máscara. Isso poderia ser feito através do aplicativo Uber Driver, que pede uma selfie do parceiro para garantir que outra pessoa não está fazendo corridas em seu lugar.

Uso de máscara no Uber é obrigatório em algumas cidades

Esta semana, a empresa enviou um e-mail aos passageiros intitulado “Uso obrigatório de máscara”. O leitor Gabriel Ramos, de São Paulo, compartilhou o texto completo com o Tecnoblog: a empresa diz que “o uso de máscaras se tornou uma obrigação legal em sua cidade; por isso, você deverá usar uma quando estiver fazendo viagens com a Uber”.

Além disso, há este aviso: “o motorista poderá cancelar a viagem caso você não esteja usando uma máscara ou proteção facial”. O estado de São Paulo determinou o uso obrigatório de proteção facial por pessoas que circulem em espaços públicos a partir de quinta-feira (7); a fiscalização caberá às prefeituras.

Em comunicado ao Tecnoblog, a Uber afirma que esse e-mail “trata da recomendação de uso de máscaras para todos os usuários e parceiros – uso que já é obrigatório pela regulação de algumas localidades”.

Ela continua: “neste momento, continuamos pedindo aos usuários que fiquem em casa, se puderem evitar sair, enquanto fornecemos recursos para que os parceiros possam adquirir máscaras e itens de higiene para mantê-los em segurança”.

O e-mail enviado pela Uber:

Uber

Atualizado às 13h20

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados