Google adia Android 11 Beta e anuncia evento em junho

Novo cronograma de lançamento do Android 11 ganhou um mês e isso pode ser importante para a plataforma

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 11

O Google está mudando o planejamento de lançamento para o Android 11, que deixará de ser apresentado em um palco em maio e passará para um evento virtual marcado para o começo do mês que vem. A novidade adiciona um mês ao que era previsto até então.

Sim, você já deve ter pensado que o Android 11 está circulando aqui e ali. Contando com o lançamento de hoje, são quatro versões de testes iniciais e que ainda não foram apresentadas da forma tradicional. Isso significa que ainda não existiu um palco com algum executivo do gigante das buscas comentando as principais novidades, novos recursos e funções.

Isso aconteceria no dia 12 deste mês, mas a pandemia de coronavírus, que causa a COVID-19, mudou os planos e agora eles foram fixados real oficial. Não era novidade que o Google I/O deste ano estava cancelado, mas agora sabemos que no dia 3 de junho mais aparelhos poderão receber o Android 11 beta e ele estará mais estável. Este será o beta que será apresentado no evento virtual, neste mesmo dia.

O segundo grande beta será lançado em julho (estava marcado para junho), já com o SDK final e a liberação de apps feitos para Android 11 na Play Store. O terceiro beta fica para agosto (planejado anteriormente para julho), que será basicamente o sistema operacional que as fabricantes poderão utilizar para que seus aparelhos sejam atualizados.

Mais tempo pode ajudar o Android 11

Como todo o cronograma foi movido um mês para frente, desenvolvedores e fabricantes terão mais tempo para que seus produtos encaixem perfeitamente no novo sistema operacional. Isso inclui alterar linhas de códigos ou até mesmo criar novos drivers para que funções não parem de funcionar (!).

O lançamento estável e final do novo sistema operacional continua marcado para um momento dentro do terceiro trimestre deste ano. Ele certamente chegará primeiro em aparelhos Pixel, depois em pouquíssimos modelos de 2020 e deve chegar em mais lançamentos de 2021.

Com informações: Google e Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados