Vendas de smartwatches crescem 20%; Apple e Samsung lideram

Linha Apple Watch lidera vendas de smartwatches com mais da metade das unidades comercializadas no primeiro trimestre de 2020

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
podcast no apple watch

Alguns segmentos da indústria tiveram queda nas vendas durante o primeiro trimestre de 2020 por conta da pandemia de coronavírus. Mas teve um que nadou contra a correnteza: o de smartwatches. Sob liderança da Apple e Samsung, o mercado de relógios inteligentes apresentou crescimento de 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com um levantamento da Strategy Analytics, o mercado de smartwatches registrou 13,7 milhões de unidades comercializadas nos três primeiros meses de 2020 contra 11,4 milhões de relógios vendidos no mesmo período de 2019.

Esse crescimento, correspondente a 20%, como já dito, chama atenção por ter sido registrado justamente em um momento de retração no mercado. Uma explicação para esse fenômeno, por assim dizer, é o crescente interesse de consumidores por monitorar parâmetros de saúde durante a pandemia de coronavírus.

A linha Apple Watch continua sendo líder absoluta desse mercado. A Strategy Analytics aponta que, dos 13,7 milhões de relógios vendidos, 7,6 milhões correspondem aos modelos da Apple, ou seja, mais da metade.

Na sequência, com uma distância considerável, aparecem Samsung e Garmin, com 1,9 milhão e 1,1 milhão de unidades vendidas no primeiro trimestre, respectivamente. As demais marcas, somadas, responderam por 3,1 milhões de relógios comercializados no período.

Marcas líderes 1º tri 2019 1º tri 2020 (milhões) Crescimento ano a ano
Apple 6,2 7,6 22,6%
Samsung 1,7 1,9 11,8%
Garmin 0,8 1,1 37,5%
Outras (somadas) 2,7 3,1 14,8%

Os números são animadores, mas o momento é de cautela. A Strategy Analytics sinaliza que o segundo trimestre de 2020 provavelmente fechará com uma desaceleração na demanda por smartwatches em função do fechamento de lojas e outros fatores relacionados ao avanço da COVID-19.

Em compensação, um movimento de reabertura de lojas pode trazer alguma recuperação no segundo semestre deste ano. O lançamento do Apple Watch‌ Series 6 pode ter influência sobre essa retomada por conta das prováveis novas funções do modelo, como monitoramento do nível de oxigênio no sangue.

Receba mais sobre Apple Watch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados