Câmera da Samsung com 50 MP tem pixels maiores e foco rápido

Samsung ISOCELL GN1 é o primeiro sensor fotográfico do mercado a trazer Dual Pixel e Tetracell, segundo fabricante

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 6 meses
Samsung ISOCELL GN1 (Foto: Divulgação/Samsung)

A Samsung anunciou uma nova câmera para celulares nesta terça-feira (19). O sensor, conhecido como Samsung Isocell GN1, possui resolução de 50 megapixels com pixels maiores (1,2 μm) e promete foco rápido no patamar de câmeras DSLR. A produção em massa do componente começa em maio de 2020.

O Samsung Isocell GN1 mede 1/1,3 polegada e chama a atenção por trazer as tecnologias Dual Pixel e Tetracell. Segundo a Samsung, este é o primeiro sensor de imagem do mercado a unificar os dois recursos em um único componente fotográfico para smartphones.

O Dual Pixel é um dos principais destaques do novo sensor da Samsung. A tecnologia é capaz de agilizar o foco no sensor fotográfico para celulares, com a promessa de entregar “velocidades de foco automático no nível de câmeras DSLR”.

“O GN1 oferece a melhor focagem automática da categoria, com 100 milhões de agentes de detecção automática de fase (PDAF). A tecnologia Dual Pixel da Samsung coloca dois fotodiodos lado a lado em um único pixel que pode receber luz de diferentes ângulos para detecção de fase. Com todos os pixels ativos do sensor trabalhando como agentes de foco automático, o GN1 pode detectar e focar em um objeto imóvel ou objeto desejado de qualquer canto em um instante, mesmo em condições de pouca luz”, explica.

Já o Tetracell é um velho conhecido entre as câmeras da marca sul-coreana. O recurso unifica quatro pixels em um e duplica virtualmente o tamanho dos pixels de 1,2 μm para 2,4 μm. A tecnologia, de acordo com a fabricante, permite tirar fotos de 12,5 megapixels com boa qualidade mesmo em ambientes de baixa iluminação.

Em relação a vídeos, o Isocell GN1 filma em 8K em 30 quadros por segundo (qps). O sensor também conta com Smart-ISO, “HDR em tempo real” e estabilização eletrônica de imagem (EIS) baseada em giroscópios.

Ainda não há previsão de lançamento de celulares Samsung Galaxy ou de outra marca com o sensor fotográfico.

Com informações: Samsung e Engadget

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados