OnePlus 8 Pro será atualizado para desativar “câmera raio X”

Câmera com filtro de cor do OnePlus 8 Pro pode “enxergar” através de plásticos e tecidos, causando problemas de privacidade

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
OnePlus 8 Pro

OnePlus 8 Pro

Anunciado há pouco mais de um mês, o OnePlus 8 Pro é um celular que se destaca por seu hardware parrudo e por trazer um recurso que começou a chamar atenção aos poucos: uma câmera de 5 megapixels com um filtro de cor capaz de gerar fotos muito interessantes. O problema é que essa câmera “enxerga demais” e, por isso, vai ser desativada, pelo menos por algum tempo.

Como a concorrência no mercado de smartphones é acirrada, os fabricantes fazem de tudo para oferecer diferenciais em seus modelos. A câmera Color Filter do OnePlus 8 Pro tem essa missão. O componente funciona como uma espécie de filtro de luz infravermelha e, como tal, permite que fotos sejam registradas com cores que, de outro modo, só seriam possíveis com softwares de edição de imagem.

À medida que a câmera foi sendo testada, alguns usuários perceberam que ela pode “enxergar” através de plásticos muito finos, como se fosse um raio X. O exemplo mais notável é o de Ben Geskin, que provou no Twitter que, graças ao filtro, o OnePlus 8 Pro pode mostrar o interior de um Apple TV.

Filtro de cores no OnePlus 8 Pro

O que seria apenas uma curiosidade logo se transformou em preocupação com a privacidade: além de plásticos, a câmera com filtro de cor pode mostrar detalhes debaixo de um tecido fino. Isso significa que pessoas que estiverem usando determinados tipos de roupa poderão ser “desnudadas” virtualmente.

Em postagem no Weibo (rede social bastante popular na China), a OnePlus reconheceu o problema e se desculpou por ele. A companhia prometeu ainda liberar uma atualização em até uma semana que desativará a câmera com filtro de cor do OnePlus 8 Pro.

Isso fará o celular ter, na prática, três câmeras na traseira em vez de quatro. Mas será uma restrição temporária. A OnePlus vai trabalhar em uma solução. Provavelmente, o software do aparelho vai ser atualizado para a câmera ignorar determinados tipos de filtragem — convenhamos, não vai ser tarefa fácil.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados