Microsoft PowerToys Run é um novo launcher para Windows 10

Gratuito e de código aberto, Microsoft PowerToys Run promete fazer muito mais que o comando Executar do Windows

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft PowerToys Run

Pressione Win + R em seu teclado. O Windows exibirá a caixa Executar, que é útil para que você possa abrir o registro do sistema (comando “regedit”), por exemplo. Mas, e se você tivesse uma ferramenta similar, porém, capaz de fazer muito mais? É o que a Microsoft promete com o launcher PowerToys Run, para Windows 10.

A novidade foi abordada na Build 2020 (neste ano, a conferência é totalmente online, diga-se de passagem) e está disponível em versão preview. Por conta disso, pode você notar que, de vez em quando, o PowerToys Run demora para abrir ou responder a determinados comandos.

O objetivo é fazer da ferramenta um lançador compatível com todos os comandos aceitos pela função Executar, mas incluir ali uma série de outras funcionalidades. Algumas delas, em versões futuras, poderão ser adicionadas pelo usuário por meio de plugins, snippets, pesquisas personalizadas na web e outros.

Para tornar a ferramenta completa, a Microsoft vem trabalhando até com desenvolvedores de dois launchers alternativos para Windows: o Wox e o Window Walker.

Por ora, o PowerToys Run exibe uma caixa de comandos centralizada na interface do Windows que pode abrir softwares nativos ou instalados, bem como colocar janelas em execução no primeiro plano. Para acessá-lo, é preciso pressionar as teclas Alt + Espaço (por enquanto, a combinação Win + R ainda pertence à função Executar).

Image Resizer nas configurações do PowerToys Run

Image Resizer nas configurações do PowerToys Run

Mas interessantes, provavelmente, são os recursos de configuração que a ferramenta já oferece. O comando Alt + Espaço serve para acionar o lançador, mas, se você abrir o PowerToys Run a partir do menu Iniciar, vai encontrar um modo para remapeamento do teclado (Keyboard Manager) e outro para redimensionamento de imagens, por exemplo (Image Resizer).

O PowerToys Run pode ser baixado no GitHub da Microsoft, gratuitamente. Note que, por ali, também é possível baixar o código-fonte da ferramenta. Sim, este é um projeto open source.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados