Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Google Chrome OS 83 é lançado com abas agrupadas no browser e mais

O novo Chrome OS 83 também permite renomear áreas de trabalho virtuais para organizar aquela área que você esconde do chefe

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Google começou a liberar o Chrome OS 83 para os Chromebooks compatíveis. As novidades incluem o que seria lançado na versão 82, mas que pulou para a 83 e que contam com ferramenta para nomear áreas de trabalho virtuais e também a possibilidade de criar grupos de abas no navegador.

chrome os 83

Você não leu errado, o Chrome OS pulou a versão 82 para ir direto para a 83 e agrupou o que seria lançado em dois updates, para chegar em apenas um download e uma instalação. Mesmo que somando duas versões, a lista de novidades não é das maiores.

Ela inclui:

  • Áreas de trabalho virtuais com nome: agora é possível organizar as áreas de trabalho virtuais com nomes, bastando arrastar três dedos no touchpad ou então apertar a tecla F5, levar o ponteiro do mouse até o topo da tela (quando há outras áreas abertas) e clicar no nome que fica abaixo de cada uma.

renomear area de trabalho chrome os 83

  • Ver senha ou PIN: sempre que a tela estiver bloqueada, agora é possível clicar em um olho para ver o que foi digitado – não é possível continuar digitando com a senha ou o código do PIN exibido. Este recurso é importante para usuários com senhas longas e com caracteres especiais.
  • Mais comandos para o Google Assistente: usuários podem controlar uma sessão de mídia que já está reproduzindo algum áudio ou vídeo, a partir dos comandos de voz do sistema operacional.
  • Controle de conta familiar no Chromebook: quem controla a conta familiar agora pode aprovar ou não apps da Chrome Web Store e app para Chromebook, pode adicionar uma conta de escola para os filhos e configurar limites de tempo de uso para o Chromebook de crianças.
  • Abas agrupadas no Chrome: a última novidade insere o agrupamento de abas dentro do navegador, que já existe no Chrome para outras plataformas. Basta clicar com o botão direito do mouse em uma aba para agrupar várias, dando nome e cor para o grupo.

O Chrome OS 83 começou a ser liberado nesta quinta-feira (27) e chegará aos usuários em ondas, como acontece em todo update para o Chrome OS. Só falta liberar o modo noturno, não é Google?

Com informações: Google.