Pendrive de US$ 350 promete “proteção” contra 5G (só que não)

Pegando carona em teorias da conspiração, chave USB vendida no Reino Unido protege contra “malefícios” do 5G (tudo balela)

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
5GBioShield

Teorias conspiratórias que afirmam que redes 5G causam problemas de saúde ganham força em várias partes do mundo, mas são particularmente expressivas no Reino Unido. Não por acaso, é por lá que uma dupla de espertinhos resolveu comercializar um produto chamado 5GBioShield que promete proteção contra os malefícios do 5G. Só que essa solução mágica não passa de um simples pendrive.

O site oficial diz que o tal 5GBioShield conta com um “catalisador holográfico de nanocamadas que harmoniza os efeitos nocivos da radiação elétrica desequilibrada”.

Como isso é feito? Simples: por meio de um “processo de oscilação quântica, a chave USB do 5GBioShield equilibra e re-harmoniza as frequências perturbadoras decorrentes do nevoeiro elétrico induzido por dispositivos, como laptops, telefones sem fio, Wi-Fi, tablets, etc”.

Tudo o que é necessário fazer é colocar o pendrive no seu computador e voilà, você e sua família estarão protegidos.

Só que não.

Embora esteja na cara que esse produto é uma cilada, uma empresa de segurança comprou o item e, ao analisá-lo, descobriu que o 5GBioShield não passa de um simples pendrive de 128 MB adesivado. Um pendrive caro, pois ele custa o equivalente a US$ 350.

E o tal do catalisador holográfico? Balela. É óbvio que esse produto foi criado apenas para tirar proveito de quem acredita que redes 5G são realmente prejudiciais à saúde.

Site do 5GBioShield

As teorias anti-5G sustentam que redes do tipo podem diminuir a imunidade, aumentam as taxas de suicídio ou fazem pessoas terem sangramento nasal, por exemplo. O burburinho mais recente afirma que as redes 5G são responsáveis pela disseminação do novo coronavírus.

É claro que tudo isso é exagero. Não há nenhuma comprovação científica de que redes 5G causem esses e outros problemas. Apesar disso, as teorias de conspiração avançam na Europa, com destaque para o Reino Unido, como já dito. Por lá, torres de telefonia móvel têm sido atacadas — muitas delas sequer lidam com 5G.

Procurados pela BBC, Anna Grochowalska e Valerio Laghezza, donos do site oficial, defenderam o produto, mas disseram que não podem fornecer detalhes técnicos a respeito por “razões óbvias”.

A London Trading Standards, entidade de Londres que lida com questões comerciais, considera o 5GBioShield uma farsa e agora tenta, junto a autoridades, derrubar o site do produto.

Receba mais sobre 5G na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados