Falha no Android faz celular travar ao usar alguns papéis de parede

Um papel de parede específico vem causando sérios danos a aparelhos Android. Bug faz com que o celular reinicie várias vezes

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Celular Android

Uma bela fotografia de paisagem vem causando sérios problemas em smartphones Android. No último domingo (31), o perfil Ice Universe no Twitter descobriu uma imagem que acaba travando o celular quando o usuário a define como papel de parede.

O bug acontece com frequência em aparelhos da Samsung, mas ainda foi detectado em modelos de outras marcas.

Ainda que o perfil tenha alertado para não definir a imagem como wallpaper, alguns usuários fizeram o teste e compartilharam vídeos de seus smartphones travados. Como papel de parede, a imagem faz com que o aparelho Android entre em modo de reinicialização (liga/desliga) e o usuário não consegue intervir para resolver o problema, mesmo ao apertar os botões.

Desenvolvedores acreditam que o bug pode estar relacionado com o formato de cor. A imagem em questão usa cores RGB em vez de sRGB, que é padrão no sistema. O bug pode surgir sempre que o aparelho estiver com uma imagem “incompatível”, por isso a solução seria tirar um print e fazer um teste. O erro também foi constatado em versões emuladas do sistema operacional.

Quando isso acontece, existem duas maneiras de fazer com que o celular volte ao normal: a primeira opção é reiniciar o seu aparelho Android com o modo de segurança e, em seguida, excluir a imagem; se não resolver, o recomendado é restaurar completamente o smartphone, perdendo todos os seus arquivos, infelizmente.

Segundo um desenvolvedor Android ouvido pelo portal 9to5Google, a falha não ocorre com o novo Android 11, pois a nova geração consegue converter a imagem em sRGB, antes.

Além do macete de tirar um print, é importante o usuário baixar imagens de sites confiáveis, para evitar cair em possíveis “pegadinhas”, que podem afetar o seu aparelho.

Embora o problema tenha ganhado repercussão na última madrugada, o bug não é “novidade” em aparelhos com o sistema do Google. Usuários de Android identificaram o erro há dois anos através do Google Wallpapers usando o Pixel 2 e 2 XL, como relembrou o portal Android Police.

Com informações: Engadget e Android Authority.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Relacionados