Google Play Store bane app que desinstalava aplicativos chineses

Impulsionado por sentimento anti-China, aplicativo Remove China Apps fazia justamente o que o nome descreve

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo Remove China Apps

A pandemia de coronavírus (COVID-19) fez eclodir um sentimento anti-China em várias partes do mundo, inclusive na Índia, que faz fronteira com o país. Por lá, um aplicativo gratuito para Android chamado Remove China Apps que fazia justamente o que o nome sugere ficou bastante popular nos últimos dias. Só que ele foi removido da Google Play Store.

Estima-se que, antes da remoção, o Remove China Apps tenha registrado mais de 5 milhões de downloads, isso só no final de maio. Desenvolvida por uma empresa indiana de nome OneTouch AppLabs, a ferramenta procurava e ajudava o usuário a desinstalar aplicativos de origem chinesa, entre eles, TikTok, SHAREit e CamScanner.

Mas a popularidade durou pouco. O Google removeu o aplicativo da Play Store alegando violação das condições de uso da plataforma. A empresa não explicou exatamente qual ou quais políticas não foram respeitadas, mas, certamente, o banimento diz respeito a regras sobre comportamento nocivo.

Uma das políticas do tipo determina que aplicativos não podem incentivar a remoção de outros apps ou modificar configurações do dispositivo, a não ser que essas mudanças façam parte de um serviço de segurança verificável.

De ferramenta de segurança o Remove China Apps não tinha nada. O apelo do aplicativo estava mesmo na mobilização anti-China que cresce na Índia.

Aparentemente, os atritos recentes com o país vizinho têm como pano de fundo não só a pandemia de coronavírus como também uma disputa de fronteira na região do Himalaia. Como consequência, várias campanhas de boicote a produtos da China têm sido realizadas na Índia, inclusive por membros do governo.

A reação de chineses que souberam do Remove China Apps foi, no mínimo, curiosa: muitos deles simplesmente sugeriram que os indianos jogassem seus celulares no lixo, uma alusão ao fato de boa parte desses dispositivos terem origem chinesa.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados