Claro lidera em velocidade e TIM tem menor latência, diz estudo

Estudo da Tutela aponta Claro com melhores resultados em download e upload; TIM tem melhor latência e maior tempo na rede 4G

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Usando smartphone. Foto: Dariuz Sankowski/Pixabay

A consultoria Tutela divulgou um estudo sobre redes móveis no Brasil que aponta a Claro como a operadora móvel com as maiores velocidades e a TIM com o melhor resultado de latência. A companhia executou cerca de 220 milhões de testes de velocidade entre novembro de 2019 e abril de 2020.

Foram analisadas cinco métricas:

  • velocidade de download;
  • velocidade de upload;
  • latência;
  • qualidade excelente e consistente;
  • qualidade consistente principal.

A Claro levou o pódio em todas as categorias com exceção da latência, na qual a TIM ficou em primeiro lugar.

Claro tem melhores velocidades e Oi tem pior resultado

A Claro teve os melhores indicadores de velocidade: a operadora alcançou a média de 14,8 Mb/s de download, contra 10,2 Mb/s para a segunda colocada, Vivo. A TIM figura em 3º lugar, com 9,6 Mb/s, enquanto a Oi aparece na última colocação com apenas 6 Mb/s.

No upload, a Claro continua com o melhor resultado, com 6 Mb/s, mas a 2ª colocada é a TIM, com 4,9 Mb/s, pouco à frente da Vivo, com 4,5 Mb/s. A Oi é quem apresenta maior disparidade das concorrentes, com 3,5 Mb/s de velocidade média de subida.

Média de velocidade de download:

Média de velocidade de upload:

A TIM obteve o melhor resultado de latência (ping), com média de 19,2 ms, à frente da Claro (21,8 ms), Vivo (22,6 ms) e Oi (27,7 ms). A latência representa o atraso de entrega dos dados, e um ping menor permite melhor qualidade em aplicações como videochamadas e jogos online.

Média de latência:

TIM é quem mais usa frequência de 700 MHz

A TIM concentra o maior tráfego na frequência de 700 MHz, com 26%, seguido de Vivo (21,4%) e Claro (17%). As operadoras possuem capacidade de 10 MHz + 10 MHz, o que não permite entregar altas velocidades, principalmente considerando que a frequência permite maior penetração de sinal e, portanto, possui mais clientes conectados na mesma base. A Oi não tem permissão para utilizar essa frequência.

Claro e Vivo tiveram melhores resultados de velocidade, e também são as operadoras que mais trafegaram dados na frequência de 2,6 GHz, com 61,6% e 60,8%, respectivamente. Ambas as empresas possuem 20 MHz + 20 MHz de capacidade na banda 7, o que permite entregar maiores velocidades que as concorrentes TIM e Oi, que detém apenas 10 MHz + 10 MHz.

A Tutela ainda aponta que TIM e Oi possuem o mesmo volume de dados trafegados na frequência de 1.800 MHz. A frequência, por sinal, é a principal utilizada pela TIM, que também detém 9,8% de participação de tráfego na frequência de 2,1 GHz e uma parcela de 0,8% na faixa de 850 MHz.

Clientes da TIM ficam mais tempo na rede 4G

A priorização da frequência de 700 MHz também traz outro trunfo para a TIM: a operadora obteve o melhor resultado no período de tempo conectado a redes 4G.

Em nível nacional, clientes da TIM utilizam o 4G em 76,4% do tempo. A Claro aparece logo em seguida, com 70,5%, enquanto Vivo figura no 3º lugar com 60,9% e Oi tem o pior resultado, com 54,1%.

Como o estudo levou em conta a área de cobertura comum entre todas as operadoras, a disparidade entre o número de municípios cobertos não interfere nos indicadores. Coincidentemente, a TIM é a operadora com maior presença de LTE em número de municípios: são 3.510 cidades cobertas, seguida pela Vivo (3.307), Claro (2.821) e Oi (1.028).

Com informações: Tutela.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados