Produção de eletrônicos no Brasil cai 44% por causa da pandemia

Na comparação de abril com março de 2020, queda de produção no setor de eletroeletrônicos foi de 30,3%

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
dell g5 5590 - imagem ilustrativa

Dados divulgados nesta semana pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) indicam que, no Brasil, a produção da indústria eletroeletrônica caiu 43,7% em abril de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa é mais uma consequência da pandemia de coronavírus (COVID-19).

Considerando apenas o setor de eletrônicos, a queda foi de 43,8%; na área de elétrica, de 43,6%. Na comparação de ambos os segmentos em abril com o mês anterior, o recuo foi de 30,3%. E olha que a indústria já apresentava queda de produção em março: esse foi o mês em que o impacto da pandemia começou a ter efeitos realmente significativos sobre o setor.

Em fevereiro, a indústria de eletrônicos no Brasil já enfrentava alguns problemas, mas inerentes ao atraso no recebimento de insumos e componentes de origem chinesa: como a China encarava uma rigorosa quarentena na época, a produção e a logística desses itens foram prejudicadas.

A partir de março, a indústria passou a ser afetada pelas ações de isolamento social e quarentena no Brasil. A queda de produção não ocorre só por conta da paralisação total ou parcial de fábricas, mas também por fatores como a redução na demanda por determinados eletrônicos.

Esse cenário deve durar mais tempo. Não por acaso, 68% das empresas consultadas pela Abinee entre 26 e 29 de maio projetam queda de produção em 2020 na comparação com 2019. Outras 25% falam em estabilidade e apenas 7% estimam crescimento.

Sem nenhuma surpresa, a crise também afeta empregos. Em abril, houve demissões em 30% da indústria eletroeletrônica por causa da crise oriunda da pandemia. Essa porcentagem se repetiu em maio.

Por outro lado, a sondagem mais recente da Abinee aponta que 70% das empresas do setor estão adotando medidas para evitar demissões, como antecipação de férias, acordos de redução da jornada de trabalho ou de salários, uso de banco de horas e contratação de linhas de crédito para folha de pagamento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados