Extensão do Chrome exibe dados da COVID-19 que governo retirou

Ministério da Saúde retirou total de mortes por COVID-19 do Painel Coronavírus; Conass criou portal com números sobre pandemia

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 meses
Extensão do Chrome sobre COVID-19

O desenvolvedor Apolinário Passos criou uma extensão para o Google Chrome que adiciona de volta os dados sobre a COVID-19 que o Ministério da Saúde retirou do Painel Coronavírus, incluindo o total de mortes e de casos confirmados. Por sua vez, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) criou um portal próprio com os números mais recentes sobre a pandemia.

A extensão Transparência COVID-19 está disponível na Chrome Web Store e pode ser instalada no Chrome e em navegadores como o Opera e o novo Microsoft Edge. “Essa extensão, a título de transparência, adiciona novamente o número total de casos, óbitos e recuperados, que foram removidos do site covid.saude.gov.br“, diz a descrição.

No Twitter, Apolinário explica que os dados adicionais vêm de uma planilha do Excel nos servidores do Ministério da Saúde que é atualizada todo dia, mas cujo link fica escondido no Painel Coronavírus.

Infelizmente, há outro problema: o governo divulgou números divergentes sobre a doença neste domingo (7). Inicialmente, o ministério mencionava 1.382 novas mortes; horas depois, o valor foi revisado para 525.

Painel Coronavírus não tem total de casos nem óbitos acumulados:

Painel Coronavírus do Ministério da Saúde

Por isso, o Conass — entidade que engloba as secretarias da saúde de todos os 26 estados mais o Distrito Federal — lançou um portal com seus próprios números, incluindo o total de casos confirmados e de óbitos.

É possível acessar o Painel Conass COVID-19 em conass.org.br/painelconasscovid19. Segundo ele, foram registradas 1.116 novas mortes entre sábado e domingo. “A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde”, escreve Alberto Beltrame, presidente do Conass.

Painel Conass COVID-19

Projeto quer mais transparência sobre COVID-19

O projeto de lei 2.151/2020, apresentado pelo deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES), quer exigir que o governo dê mais transparência aos números da COVID-19. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretende votar o texto durante esta semana.

O PL prevê a divulgação do número de curas e óbitos; quantidade de testes disponíveis para diagnóstico e de testes realizados; doenças preexistentes e comorbidades; taxa de ocupação dos leitos de internação; compras de EPIs (equipamentos de proteção individual) e respiradores mecânicos; entre outros.

Receba mais sobre Covid-19 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados