Facebook processa donos de sites falsos de WhatsApp e Instagram

Em novo processo, Facebook questiona 12 domínios que podem ser usados para enganar usuários de suas plataformas

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook processa dono de sites falsos de WhatsApp e Instagram

O Facebook iniciou mais uma disputa contra sites que se passam por endereços oficiais tanto de sua rede social, quanto de WhatsApp e Instagram. A empresa processou donos de 12 domínios registrados no serviço indiano Compsys e explica que adotou a medida com o objetivo de combater fraudes e impedir o uso malicioso dos nomes de suas plataformas.

Entre os domínios incluídos no processo estão o facebook-verify-inc.com, instagramhjack.com e videocall-whatsapp.com. Segundo o Facebook, as páginas foram registradas com o objetivo de imitar endereços legítimos e, assim, enganar outras pessoas. A empresa afirma que decidiu processar os donos dos sites após entrar em contato com a Compsys e não obter nenhuma resposta.

“Analisamos regularmente a internet em busca de domínios e aplicativos que violam nossas marcas registradas e o processo de hoje faz parte desse esforço contínuo para proteger as pessoas contra phishing, roubo de credenciais e outros métodos de fraude online”, explicou o diretor para litígios de propriedade intelectual do Facebook, Christen Dubois.

Em março deste ano, a companhia abriu um processo semelhante contra a Namecheap e seu serviço que impedia terceiros de terem detalhes sobre proprietários de domínios. A acusação incluiu mais de 45 domínios como facebo0k-login.com, whatsappdownload.site e instagrambusinesshelp.com, que podem facilmente confundir os usuários.

Antes, em outubro de 2019, a empresa de Mark Zuckerberg processou a OnlineNIC e seu serviço que impede acesso a dados dos titulares devido a domínions como www-facebook-login.com e facebook-mails.com. Em nota, a companhia alegou que as empresas de registro de domínio têm o dever de remover sites maliciosos e adiantou que seguirá adotando medidas legais para evitar casos como esses.

Com informações: BleepingComputer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados