Apple remove dois apps de podcasts na China a pedido do governo

Pocket Casts e Castro são removidos da App Store da China após solicitações do governo chinês à Apple

Bruno Gall De Blasi
Por

Donos de iPhone e iPad da China não podem mais instalar o Pocket Casts e o Castro pela App Store local. Ambos os apps de podcast foram removidos da loja de aplicativos para iOS pela Apple em junho após solicitações do governo chinês.

pocket casts plus md

Tanto o Pocket Casts quanto o Castro estão indisponíveis para download na App Store chinesa, o que impossibilita a instalação dos aplicativos na China. Segundo os desenvolvedores do Pocket Casts nesta quarta-feira (10), o app foi removido da loja a pedido da Administração do Ciberespaço da China, órgão responsável por regular a internet no país asiático.

Os motivos para a remoção, no entanto, não são claros. Ao The Verge, os responsáveis pelo app explicam que a Apple não forneceu muitos detalhes sobre a decisão. No lugar, sugeriram entrar em contato com o órgão chinês.

O caso é o mesmo do Castro. Também retirado da App Store em junho, os desenvolvedores do aplicativo de podcasts afirmam que não receberam muitas informações sobre a exclusão. “Achamos que pode ter sido o nosso apoio aos protestos na guia Descobrir. Não nos foram dados detalhes”, explicaram pelo Twitter neste sábado (6).

Apesar da remoção, os responsáveis pelo Pocket Casts não pretendem alterar o funcionamento do aplicativo para filtrar os conteúdos. “Acreditamos que o podcasting é e deve permanecer um meio aberto, livre de censura do governo. Como tal, não iremos censurar o conteúdo do podcast a seu pedido”, explicam.

A Apple não se manifestou até o momento.

Com informações: TechCrunch e The Verge

Relacionados

Relacionados