Zoom suspende conta de ativistas a pedido do governo da China

Para situação não se repetir, Zoom vai oferecer recurso para usuários restringirem participantes de reuniões com base na localização

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Zoom

O Zoom confirmou a suspensão de contas e chamadas de três ativistas por pedido da China. A decisão foi tomada devido às homenagens a vítimas do massacre da Praça da Paz Celestial, um episódio não reconhecido pelo governo chinês, que o considera ilegal. A plataforma de videoconferência informou que as contas foram restabelecidas e adiantou que adotará medidas para evitar que a situação se repita.

As reuniões questionadas pela China tinham como anfitriões líderes exilados após o massacre que hoje residem nos Estados Unidos e em Hong Kong. O Zoom afirma que encerrou duas chamadas depois de identificar que elas tinham a participação de usuários na China continental. Uma terceira conferência foi derrubada porque o anfitrião já havia organizado um evento do mesmo tema com pessoas na China.

O governo chinês chegou a pedir a suspensão de uma quarta reunião, mas o Zoom não adotou nenhuma medida por não encontrar participantes que morem no país. Ocorrido em 1989, o massacre da Praça da Paz Celestial reverbera até hoje no país e levou à retirada de vídeos do TikTok, que chegou a orientar moderadores a retirarem vídeos sobre o episódio.

Em comunicado, o Zoom deixou claro que não compartilhou com a China nenhuma informação pessoal de participantes das reuniões consideradas ilegais. A plataforma também indicou que não tem backdoor para terceiros acessarem chamadas de vídeo sem o conhecimento dos demais participantes.

A empresa alegou que atendeu ao pedido de interromper as três reuniões por completo porque não tem meios de remover participantes com base em seu país. “Poderíamos ter antecipado essa necessidade. Ainda que houvesse repercussões negativas, também poderíamos ter mantido as reuniões em andamento”, afirmou a plataforma. Uma das chamadas, realizada em 31 de maio, contava com 250 participantes.

Para evitar que novas reuniões sejam suspensas novamente, a empresa pretende liberar um recurso em que usuários poderão restringir participantes das chamadas conforme sua localização. Com a medida, a empresa espera atender às solicitações de autoridades que identificarem atividades ilegais sem impedir conversas nos países em que elas são permitidas.

O Zoom também anunciou que atualizará sua política para passar a responder de forma mais adequada às solicitações como a feita pela China. Disponível em mais de 80 países e com cerca de 300 milhões de usuários, o serviço deve ganhar mais atenção de autoridades ao redor do mundo.

Com informações: Axios, TechCrunch, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados