Snapdragon 690 vai levar 5G e Wi-Fi 6 a celulares intermediários

Lançamento da Qualcomm, Snapdragon 690 leva conectividade 5G, Wi-Fi 6 e telas de 120 Hz a celulares intermediários

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Snapdragon 690 (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm anunciou um novo processador nesta terça-feira (16). Trata-se do Snapdragon 690, chip que leva conectividade 5G e Wi-Fi 6 para celulares intermediários. O componente ainda conta com suporte a telas com taxa de atualização de até 120 Hz e deve aparecer equipado em smartphones mais simples em 2020.

O Qualcomm Snapdragon 690 é uma aposta para democratizar o acesso à redes 5G. Segundo Cristiano Amon, presidente da companhia, “impulsionar a expansão do 5G na série Snapdragon 6 tem o potencial de tornar o 5G acessível a mais de 2 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo”.

Isso é possível graças ao modem Snapdragon X51 5G embalado no Snapdragon 690, capaz de entregar downloads com velocidades de até 2,5 Gbps, no 5G, e até 1,2 Gbps, no 4G. O componente, porém, não possui suporte a mmWave, o que, na prática, impossibilita a conexão com redes de quinta geração de algumas operadoras.

Além do 5G, o Wi-Fi 6 e o Bluetooth 5.1 marcam presença na ficha técnica do lançamento da Qualcomm. O chip ainda leva outros recursos de smartphones premium para o segmento intermediário, como o suporte à telas de 120 Hz, característica que tende a melhorar a qualidade de jogos e vídeos reproduzidos no celular.

Em relação aos núcleos, o chip octa-core (oito núcleos) feito em processo de 8 nm lança mão dos núcleos Kryo 560, com velocidade de até 2 GHz, e Adreno 619L, para processamento gráfico. Segundo a Qualcomm, o lançamento garante desempenho 20% superior ao Snapdragon 675.

Completam as especificações o suporte a memória RAM de até 8 GB, câmeras com resolução de até 192 megapixels e filmagem em 4K com 30 quadros por segundo (qps). O Snapdragon 690 conta ainda com a tecnologia QuickCharge 4+, para recarga rápida, e recursos de inteligência artificial (IA).

Os primeiros celulares com o Snapdragon 690 5G devem ser apresentados no segundo semestre de 2020. “HMD Global [Nokia], LG Electronics, Motorola, SHARP, TCL e Wingtech estão entre os OEMs/ODMs que devem anunciar smartphones equipados com Snapdragon 690”, afirma a companhia.

Com informações: Qualcomm (1 e 2), Android Police e Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados