Xiaomi anuncia mouse sem fio com assistente virtual e microfone

Xiaomi XiaoAI Mouse possui microfone e botão dedicado para integração com assistente virtual de marca chinesa

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 5 meses
Xiaomi XiaoAI Mouse (Foto: Divulgação/Xiaomi)

A Xiaomi anunciou um mouse sem fio integrado com a assistente virtual da marca chinesa. Conhecido como Xiaomi XiaoAI Mouse, o periférico possui um microfone para acionar comandos no computador, além de outros recursos por voz. Não há previsão de preço e data de lançamento do dispositivo no Brasil.

O mouse possui um visual minimalista, similar ao Xiaomi Mi Wireless Mouse, e está disponível na cor preta. O grande diferencial fica pela presença de um microfone e um botão capaz de acionar a assistente virtual XiaoAI, que permite uso de comando de voz para abrir apps ou executar funções de sistema, como desligar o computador.

Outros recursos por voz estão presentes no periférico, como a capacidade de ditar para um editor de textos, sites de rede social ou mensageiro aberto no computador, diretamente pelo microfone do mouse da Xiaomi. O gadget ainda é capaz de traduzir do chinês para inglês, japonês e coreano e controlar dispositivos inteligentes da marca.

O XiaoAI Mouse também permite a conexão via Bluetooth ou USB-C. Além disso, o periférico é compatível com dois dispositivos ao mesmo tempo. A troca entre os computadores é realizada por meio de um atalho ao pressionar os dois botões ao mesmo tempo por três segundos.

A ficha técnica do dispositivo ainda conta com bateria de 750 mAh. Segundo a Xiaomi, a capacidade do componente é suficiente para entregar trinta dias de uso contínuo ou até mesmo 180 dias em standby. O mouse também traz material antibacteriano e scroll de metal.

O preço sugerido do Xiaomi XiaoAI Mouse é de 149 yuan (cerca de R$ 110 em conversão direta) nas lojas, mas o periférico estará disponível em plataforma de crowdsourcing da fabricante por 129 yuan (cerca de R$ 95 em conversão direta). Não há previsão de lançamento do gadget no Brasil.

Com informações: Gizmochina

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados