iOS 14 ganha gestos de toque duplo na traseira do iPhone

iOS 14 permite o acionamento de recursos do smartphone por meio de toques na traseira do Apple iPhone

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iOS 14 disponibiliza controle de gestos com toques na traseira de iPhone (Foto: Reprodução/MacRumors)

O iPhone possui novas opções de controle por gestos com o iOS 14. Anunciada nesta segunda-feira (22), durante a WWDC 2020, o sucessor do iOS 13 conta com uma configuração para acionar recursos com dois ou três toques na traseira do celular da Apple. A função já está disponível na versão de testes do software.

O novo recurso é um incremento nas opções de acessibilidade do iOS. Com a novidade, o usuário pode configurar funções para serem acessadas a partir de toques repetidos na traseira do smartphone, algo inexistente nas versões anteriores do sistema operacional para dispositivos móveis da Apple.

A ferramenta permite duas opções de gestos: toque duplo ou triplo. Dessa forma, é possível escolher um dos dois ou ambos para acessar a tela inicial do smartphone, tirar print (captura de tela), entre outros recursos. Além disso, o sistema permite o acionamento de funções de acessibilidade, como o VoiceOver, e atalhos da Siri.

Os novos atalhos por gestos estão disponíveis nos ajustes do sistema operacional. Para ativá-los, é preciso entrar na opção “Acessibilidade” e depois no menu “Toque”. Em seguida, basta acessar o item “Tocar na Traseira” e configurá-los de acordo com as necessidades do usuário.

Esta é uma das novas funções disponíveis no iOS 14 para iPhone. Anunciado nesta segunda-feira (22), o sucessor do iOS 13 traz widgets na tela inicial, galerias de apps, App Clips e demais novidades. Atualmente em versão beta, a atualização deve chegar a todos os iPhones 6S e gerações mais recentes até o fim de 2020.

Com informações: MacRumors e The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados