Twitter expôs dados pessoais e de cobrança de alguns usuários

Twitter tinha falha envolvendo número de telefone, últimos quatro dígitos do cartão de crédito e endereço de cobrança

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Twitter Business

O Twitter está alertando usuários via e-mail de que dados como número de telefone, últimos quatro dígitos do cartão de crédito e endereço de cobrança podem ter sido expostos devido a um problema que existiu até 20 de maio de 2020. Essas informações ficavam salvas no cache do navegador e poderiam ser acessadas por outra pessoa em um PC compartilhado.

Twitter explica falha que expôs dados de usuários

É necessário informar seus dados de cartão de crédito ou débito para criar uma campanha de anúncios do Twitter Ads ou para promover um tweet na timeline dos usuários. A plataforma aceita as bandeiras Visa, Mastercard e American Express, e deixa o número salvo na sua conta.

“Até 20 de maio de 2020, se você visualizasse informações de cobrança no ads.twitter.com ou no analytics.twitter.com, elas poderiam ficar armazenadas no cache do navegador”, explica o Twitter em comunicado enviado por e-mail. “Se o seu computador for compartilhado, é possível que as informações da pessoa que o utilizou depois de você tenham sido armazenadas no cache do navegador.”

Estes foram os dados potencialmente expostos:

  • endereço de e-mail
  • número de telefone
  • endereço de cobrança
  • últimos quatro dígitos de seu cartão de crédito (não os números completos, as datas de vencimento ou os códigos de segurança)

O Twitter afirma ter resolvido o problema em 20 de maio, mas ainda recomenda que usuários limpem o cache do navegador assim que saírem do Twitter Ads ou do Twitter Analytics, caso usem um PC compartilhado. Navegadores costumam armazenar dados no cache por cerca de 30 dias.

Aviso do Twitter por e-mail:

Twitter

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados