Olympus vende divisão de câmeras para dona dos PCs Vaio

Após assinar memorando de entendimento, a Olympus espera concretizar a venda de sua divisão de câmeras até 31 de dezembro

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Olympus venderá divisão de câmeras e lentes fotográficas

Depois de três anos seguidos de prejuízo, a Olympus anunciou uma operação para vender a sua divisão de câmeras. A empresa tem um memorando de entendimento para transferir suas marcas e ações para o fundo de investimento Japan Industrial Partners, que ficou mais conhecido em 2014 ao comprar a Vaio, a marca de PCs da Sony.

O acordo entre a fabricante e o fundo de investimento deverá ser assinado até 30 de setembro de 2020 e a venda deverá ser concluida até 31 de dezembro. Com o negócio, a divisão de câmeras será absorvida pela NewCo, uma nova marca criada pelo Japan Industrial Partners para administrar as propriedades que, até então, estavam sob controle da Olympus.

Entre as marcas que serão administradas pela NewCo, estão as câmeras OM-D e Olympus Pen, e a lente Zuiko. A transação também envolverá produtos como o gravador portátil Zuiko Pearlcorder. Segundo o comunicado, a empresa criada pelo Japan Industrial Partners aproveitará a tecnologia desenvolvida pela Olympus para criar novos produtos e serviços para os clientes.

A Olympus afirma que até “implementou medidas para lidar com o mercado extremamente severo de câmeras digitais devido, entre outros pontos, à rápida contração do mercado causada pela evolução dos smartphones”. No entanto, a empresa não conseguiu atingir seus objetivos e completou, em março, o terceiro ano consecutivo de prejuízos na divisão.

Com a venda de suas linhas de câmeras fotográficas, a companhia passará a se concentrar na oferta de equipamentos médicos como endoscópios, que já representam sua principal divisão. A empresa atua ainda com produtos voltados para ciência, como microscópios, e indústria, como sistemas de inspeção.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Olympus na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados