Nintendo Switch: empresa se desculpa por falha nos Joy-Cons

Presidente da Nintendo pediu desculpas por falhas no Joy-Cons; controles do Switch têm "drift" e são alvo de processo judicial

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
joatseu / Nintendo Switch e Joy-cons / Pixabay / HD Rumble

A Nintendo divulgou a ata de sua assembleia geral mais recente com acionistas: o presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, pediu desculpas por falhas no Joy-Cons. Devido ao “drift”, os controles do Switch podem reconhecer comandos mesmo se o usuário não tocar neles. A japonesa está enfrentando uma ação judicial coletiva nos EUA por causa disso.

  • 5 dicas para melhorar a performance dos Joy-Cons no Nintendo Switch
  • Como encontrar um Joy-Con perdido do Nintendo Switch

“Ouvi dizer que há uma ação coletiva nos EUA referente ao mau funcionamento do Joy-Con”, disse um acionista durante a reunião. “Parece que somos negligenciados em termos de segurança e confiabilidade do produto.”

Então, Furukawa respondeu: “pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado a nossos clientes em relação ao Joy-Con; estamos trabalhando continuamente na melhoria do produto, mas o Joy-Con está sujeito a ações coletivas nos Estados Unidos e é um problema pendente, portanto gostaríamos de não comentar sobre ações específicas”.

Processo diz que Joy-Con do Switch tem falha de design

Em 2019, um escritório de advocacia nos EUA abriu uma ação judicial coletiva pedindo indenização pelo “drift” recorrente no Switch. O processo alega que a falha nos Joy-Cons está no design, sendo causada por desgaste nas partes internas após uso contínuo.

Joy-Con do Nintendo Switch

Como ilustra a imagem acima, o joystick da Nintendo tem sensores de aço para detectar os comandos do jogador nos eixos x (horizontal) e y (vertical). Eles se deslocam para os lados, para cima e para baixo seguindo os movimentos feitos pelo usuário — ou seja, não são fixos.

Os sensores ficam conectados a uma base condutora de eletricidade que se comunica com a placa-mãe. O processo alega que essa base fica desgastada à medida que as peças de metal se movem, raspando seu material macio de carbono e causando alterações na resistência elétrica; por isso, o Joy-Con estaria detectando “comandos” que o usuário não faz.

Esta imagem mostra o desgaste na base condutora causado pelo deslocamento dos sensores:

Joy-Con do Nintendo Switch

Além disso, as pontas dos sensores raspam a superfície interna do controle direcional, feito de polietileno. De acordo com a ação coletiva, isso gera detritos que pioram o desgaste da base condutora de eletricidade.

Dias após o processo ser aberto na Justiça, a Nintendo mudou sua política de assistência técnica para os Joy-Cons, consertando-os de graça mesmo se o Switch estiver fora da garantia.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados