CRLV Digital está disponível em todo o Brasil

Versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV digital) chega a todos os estados e Distrito Federal

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
CRLV digital

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo está disponível em todo o país. A partir desta quarta-feira (1), o CRLV Digital pode ser acessado por donos de automóveis do Brasil inteiro com a mesma validade jurídica do papel. De acordo com a Serpro, mais de 4 milhões de pessoas já utilizam o recurso.

Lançado em 2018, o CRLV Digital permite que o proprietário do veículo porte o documento em seu celular com o mesmo valor legal do papel. O certificado pode ser acessado pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro), junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O aplicativo ainda permite o compartilhamento do certificado com até cinco pessoas ao mesmo tempo. Para isso, é preciso que os demais condutores tenham o aplicativo instalado em seus celulares. A emissão do documento em outros smartphones também pode ser cancelada a qualquer momento pelo proprietário do automóvel.

A garantia de autenticidade do documento é realizada pelas autoridades com o auxílio de um QR Code. Além disso, o acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo requer a autenticação do usuário por meio de uma senha de quatro dígitos ou biometria, caso seja feito por um celular com o recurso.

Outro serviço oferecido digitalmente é a impressão do certificado em casa. Segundo o Serpro, o documento pode ser emitido pelo proprietário do veículo pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br) com a mesma validade jurídica da versão eletrônica.

O CRLV Digital está disponível para os 26 estados e Distrito Federal pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT) para celulares Android (play.google.com) ou iPhone (apps.apple.com). Para emitir o documento digital, é preciso que o veículo esteja com o licenciamento anual em dia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados