Tecnoblog
Razão Social PicPay Serviços S.A.
Fundação 13 julho, 2012
Vitória, ES
Website Oficial www.picpay.com

PicPay

O PicPay é uma plataforma de pagamento online criada no estado do Espírito Santo em julho de 2012. Com a proposta de descomplicar o setor financeiro, a empresa chegou ao mercado com um aplicativo para celular que oferecia soluções rápidas e seguras para os usuários, como a possibilidade de fazer pagamentos via QR Code, uma das primeiras carteiras digitais do mundo a oferecer essa opção.

Buscando ampliar sua participação e atrair mais pessoas, a companhia apresentou a opção de pagamento P2P (pagamento pessoa para pessoa) em 2013. Com isso, os usuários podiam pesquisar o nome do amigo que iria receber o dinheiro e realizar o envio de forma instantânea, sem nenhum custo de transação, usando o cartão de crédito ou o saldo da carteira digital.

Em 2014, o PicPay apresentou o PicPay Pro, uma solução para quem desejava receber pagamentos sobre vendas. As transações podiam ser feitas entre contas ou por link de pagamento. O sucesso da plataforma atraiu investidores e, em 2015, o Banco Original adquiriu uma parte significativa da empresa. Já em 2016, o PicPay apresentou um grande crescimento e atingiu a marca de 500 mil usuários.

No ano seguinte (2017), a empresa criou uma opção de pagamentos para empresas e lançou a PicPay Store, permitindo que os usuários fizessem recarga de celular e cartão de transporte, por exemplo. Em 2018, a plataforma apresentou o PicPay E-commerce (para pagamentos em sites) e o Assinaturas (ideal para financiamentos coletivos, criadores de conteúdo, clubes de assinatura e muito mais).

2019 foi marcado pelo lançamento da opção de saque nos caixas eletrônicos da rede Banco24Horas e pelo rendimento da carteira digital (210% do CDI). Os dados daquele ano apontavam que a empresa já acumulava 33 milhões de pagamentos realizados, com 12 milhões de usuários. O PicPay Card chegou no mesmo ano e, em poucos meses, foram emitidos 4 milhões de cartões. Sem anuidade, o produto já vem com a função débito ativada e, dependendo do perfil do cliente, o crédito também é concedido.

Devido a pandemia de COVID-19 em 2020, os pagamentos digitais cresceram e impulsionaram o PicPay, que fechou o ano com 38,8 milhões de usuários. A empresa também implementou o pagamento via Pix, sendo uma das primeiras carteiras digitais do Brasil com essa opção. Em 2021, o aplicativo ganhou uma Central de Doações e uma área dedicada a mensagens diretas.

O PicPay já soma mais de 60 milhões de usuários e está presente em mais de 5 milhões de estabelecimentos espalhados pelo Brasil. De acordo com a empresa, o aplicativo movimenta R$ 6,8 bilhões por mês.

Continue lendo »

Tudo sobre PicPay