TIM terá rede 4G em todos os municípios do Brasil

TIM se compromete a levar rede 4G para todos os 5.570 municípios brasileiros até o final de 2023

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil
Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil

Após conseguir converter multas em compromisso de cobertura, a TIM anunciou que irá cobrir todos os municípios brasileiros com 4G até 2023. O acordo com a Anatel prevê expansão da rede para 350 novas cidades, mas a operadora firmou compromisso em instalar a tecnologia em mais de 2 mil municípios, além de expandir a conectividade por fibra óptica e sinal na frequência de 700 MHz.

TIM será operadora estreante em 1,7 mil municípios

Em maio, a operadora marcou presença com 4G em 3.516 cidades, à frente da Vivo (3.333), Claro (2.846) e Oi (1.028). A TIM tem presença em 297 municípios apenas com 2G ou 3G, o que significa que a empresa será uma operadora estreante em 1.757 cidades. No total, a TIM terá 2.054 municípios para ativar a tecnologia LTE.

No compromisso firmado com a Anatel, a TIM deverá conectar 238 municípios com backhaul de fibra óptica e instalar cobertura 4G na frequência de 700 MHz para 1.388 municípios. O CEO da companhia, Pietro Labriola, afirma que três milhões de brasileiros serão contemplados graças ao acordo. Com a cobertura atual, a rede da TIM atinge cerca de 93% da população, sendo 90,8% com tecnologia 4G.

É importante frisar que cobrir todas as cidades brasileiras não significa atender toda a extensão territorial do país. A Anatel considera um município como coberto quando há sinal disponível em pelo menos 80% da área urbana. Com isso, ficam de fora áreas rurais e alguns vilarejos com menor concentração populacional.

O Brasil já conta com serviço de celular em todos os 5.570 municípios, atendidos por pelo menos uma operadora na tecnologia 2G. O 3G está próximo de atingir a totalidade, com 5.495. Já o 4G atinge 4.876 cidades, enquanto o 4G+ (LTE Advanced) está presente em 2.983 localidades.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados