WhatsApp libera QR Code para empresas que dispensa número do telefone

QR Code do WhatsApp para empresas fazer parte de uma nova maneira de se conectar que dispensa saber o número do telefone

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
QR Codes chegam ao WhatsApp Business / Divulgação

O WhatsApp tem sido um forte aliado para vendas de lojas e restaurantes mas, até então, era necessário saber o número do telefone do estabelecimento no app — em geral um celular — para dar início às compras, usando ou não o catálogo de produtos. É aí que entra o novo recurso do WhatsApp que estava em testes: um código QR de chat.

O que muda?

A partir desta quinta-feira (9), a criação de QR Codes estará disponível para empresas do mundo todo que usam o aplicativo WhatsApp Business e a API do WhatsApp Business. Se você não estiver vendo o recurso, atualize o aplicativo no iOS ou Android.

Código QR para iniciar conversas no WhatsApp

De acordo com o WhatsApp, o código QR funciona como a porta de entrada digital de uma empresa facilitando o primeiro contato de um cliente. Antes dele, as pessoas precisavam adicionar manualmente o número de telefone de cada uma das lojas do seu bairro às suas listas de contatos. Agora, basta escanear o código QR na vitrine de uma loja, em uma embalagem de delivery ou em um recibo para iniciar uma conversa.

Em vez de digitar o telefone, use a câmera do smartphone para ler o QR Code e incluir o novo número na agenda do celular. Depois, é só conversar com a pessoa ou a empresa.

Ficou mais fácil, claro.

Como citado, o recurso já estava em testes e algumas empresas já fizeram seus primeiros QR Codes. Umas delas é a Ki Mindful Wearing, uma marca brasileira de roupas esportivas, que adicionou seu código QR às embalagens e etiquetas para convidar clientes a usarem o WhatsApp para obter ajuda ou mais informações.

Como funciona o QR Code

Para o consumidor

A primeira coisa a se fazer é escanear o código QR, então o usuário do WhatsApp verá uma mensagem predefinida pela empresa para que possa iniciar a conversa.

Para o lojista

O recurso vai funcionar apenas por meio do WhatsApp Business, combinado a outros recursos como catálogo de produtos, etiquetas e mensagens automáticas. Para começar a usar o código QR, as empresas podem seguir o tutorial abaixo para criar um.

WhatsApp Business ganha figurinhas animadas / Divulgação

Catálogo de produtos e serviços

Com o catálogo do WhatsApp Business, empresas e profissionais podem exibir e compartilhar os produtos e os serviços que oferecem, o que pode ajudá-las a fechar negócios e fazer vendas. Desde o lançamento no ano passado, segundo o WhatsApp, todos os meses, mais de 40 milhões de pessoas visualizam os catálogos de empresas.

Ainda não sabe fazer um?

Para tornar o processo ainda mais simples, já é possível compartilhar os links do catálogo de produtos e serviços ou de itens individuais em sites, no Facebook, no Instagram e em outras plataformas. Os clientes também podem compartilhar os links do catálogo ou de itens com amigos e familiares por meio do WhatsApp ou outro app.

O WhatsApp afirma que, atualmente, mais de 50 milhões de empresas no mundo todo usam o aplicativo WhatsApp Business e outras milhares a API do WhatsApp Business.

Meu código QR no WhatsApp

Usuários comuns também tem um código QR*. Seus amigos e familiares podem escanear seu código QR do WhatsApp para adicionar você como um contato. Seu código QR não expira a menos que você o redefina-o ou apague totalmente a sua conta.

*Chegou primeiro na versão beta do WhatsApp

Ao contrário das lojas, só compartilhe seu código QR do WhatsApp como pessoas que você confia. É possível que alguém encaminhe seu código QR para outros, que poderão escaneá-lo e adicionar você como contato. O recurso fica disponível nas Configurações.

QR Code no WhatsApp / Melissa Cossetti

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados