AnTuTu Benchmark tenta reverter banimento do Google Play e Chrome

App que mede desempenho de celulares Android foi removido do Google Play e é bloqueado por segurança

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AnTuTu Benchmark banido (Foto: Xataka)

O AnTuTu, ferramenta de benchmark para comparar desempenho entre celulares, foi banido da Play Store em março, depois de uma ação do Google para inibir anúncios invasivos no Android. Agora, a situação ficou ainda pior: o aplicativo passou a ser detectado como malware pelo Google Play Protect e pelo Google Chrome, dificultando até a instalação por outros meios. A desenvolvedora tenta reverter a decisão.

Em comunicado enviado ao Android Police na quinta-feira (9), o CEO do AnTuTu, Zhao Chen, acredita que o banimento tenha sido um mal entendido. O aplicativo de benchmark foi removido da Play Store em meio a uma ação do Google contra a Cheetah Mobile que também afetou o Clean Master, com mais de 1 bilhão de downloads no Android.

Segundo Chen, o AnTuTu não tem relação com a Cheetah Mobile, apenas recebeu um investimento da empresa chinesa em 2014. “No entanto, ainda mantemos uma parte considerável das ações e a operação independente da empresa, bem como nossa própria conta independente do Google Play. A Cheetah Mobile nunca tocou na nossa conta do Google Play, e o AnTuTu não fez nenhuma promoção dos softwares da Cheetah Mobile”, diz o executivo.

Além de ter recebido investimento da Cheetah Mobile (CM), o AnTuTu também indicava uma página do site cmcm.com em sua política de privacidade. Outra ligação com a desenvolvedora banida estava no quadro de funcionários: Fu Sheng, CEO da Cheetah Mobile, era indicado como um dos executivos da Beijing AnTuTu Technology Co. 🤔

A AnTuTu diz que “comprou e usou os serviços legais da Cheetah Mobile”, mas que trabalha para trocar seu fornecedor. Ela também afirma que Sheng estava listado como chairman devido às regras locais de investimentos, mas que o CEO da Cheetah Mobile não participa da operação do aplicativo de benchmark.

AnTuTu está banido no Play Protect e Chrome

AnTuTu Benchmark banido (Foto: Xataka)

Enquanto o AnTuTu tenta se explicar, o aplicativo permanece indisponível na Play Store. Como nota o Xataka, no começo de julho, o Google Play Protect, que identifica malwares nos celulares Android, passou a bloqueá-lo, dizendo que ele “pode coletar dados que poderiam ser usados para rastrear você”. Com isso, a instalação do AnTuTu é desencorajada quando o usuário baixa o *.apk por meio de outras fontes.

Além disso, o download do AnTuTu por meio do site file.antutu.com é bloqueado no Google Chrome: o navegador exibe uma página vermelha informando que o site “contém apps perigosos”. Ainda é possível ignorar todos os avisos de segurança do Google e prosseguir com o download e a instalação do AnTuTu no Android — mas você precisa querer muito fazer isso.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados