Apple pede para usuários não cobrirem webcam de MacBooks

Cobrir a câmera de MacBooks pode danificar a tela, diz Apple em artigo de suporte

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Capa de webcam vendida na Amazon

“Não feche o MacBook, MacBook Air ou MacBook Pro com uma cobertura na câmera”. Essa é a recomendação publicada pela Apple em um artigo de suporte no último dia 2 de julho. Segundo a empresa, além de impedir o funcionamento de recursos como o brilho automático e o True Tone, a prática pode causar danos físicos à tela dos laptops.

Os usuários costumam proteger o microfone e a câmera do notebook por questões de privacidade (e algo me diz que, se até o Mark Zuckerberg faz isso, você também deveria fazer). É possível cobrir os componentes com fitas isolantes, o que não é uma solução muito elegante, ou com capas plásticas, vendidas em lojas de acessórios, que podem ser deslizadas para quando você quiser fazer uma videoconferência.

A recomendação é direcionada especialmente aos usuários de capas plásticas. “Se você fechar o notebook Mac com uma cobertura na câmera, a tela pode ser danificada, pois a folga entre a tela e o teclado é desenvolvida com tolerâncias restritas”, diz a Apple. O sensor de luz ambiente também é prejudicado ao cobrir a webcam, impedindo que o brilho e o tom da tela sejam ajustados pelo macOS automaticamente.

Capa slide para webcam / bloquear webcam

Para a Apple, a câmera dos MacBooks já é desenvolvida levando em conta a privacidade, uma vez que possui uma luz indicadora que fica verde quando está ativa. “A câmera não é ativada sem que a luz indicadora também acenda”, segundo a empresa. Além disso, a partir do macOS Mojave, os aplicativos só podem acessar sua câmera depois de pedirem permissão.

LED de funcionamento da webcam do MacBook

O fato de a própria Apple desencorajar o uso de capas plásticas para cobrir a webcam tem efeito na garantia: se o acessório pressionar a tela contra a carcaça do MacBook, danificando o painel, a empresa pode considerar isso um dano acidental, o que não é coberto pela garantia padrão dos MacBooks. E isso realmente pode acontecer, como mostra um usuário no Reddit:

Tela danificada por capa de webcam

Ainda assim, para os que precisarem usar uma proteção na webcam devido a alguma exigência do trabalho, por exemplo, a Apple diz que a capa não deve ultrapassar uma espessura maior que um papel comum (0,1 mm) e que o uso de acessórios que deixem resíduos adesivos deve ser evitado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados