Spotify lança podcasts em vídeo

Podcasts em vídeo do Spotify poderão ser vistos por usuários Free e Premium; áudio é reproduzido com app minimizado

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novo Spotify Premium

O Spotify anunciou nesta terça-feira (21) um recurso que permite aos produtores de podcasts lançarem seus episódios em vídeo. Os conteúdos poderão ser acessados inclusive por usuários não pagantes, com o aplicativo sendo executado em segundo plano no celular.

Esta parece ser uma resposta direta ao YouTube, que já conta com podcasts com conteúdo visual — os testes do Spotify com vídeos começaram justamente em parceria com produtores que já faziam sucesso na plataforma do Google. A primeira versão do novo recurso do Spotify terá podcasts em inglês, como The Morning Toast, Higher Learning e The Misfits Podcast.

Há vantagens em relação ao YouTube: se você minimizar o Spotify, o áudio continuará sendo reproduzido em segundo plano, com menor consumo de dados, mesmo para quem não for assinante do Spotify Premium. Também será possível fazer o download do áudio para escutar os podcasts no celular sem usar sua internet móvel.

Os conteúdos em vídeo estarão disponíveis tanto no desktop quanto nos aplicativos para Android e iOS, em todos os países onde o Spotify disponibiliza podcasts. Segundo o Spotify, o recurso é uma “forma de enriquecer a experiência de áudio” e permitirá que os criadores “se conectem de forma mais significativa com seus ouvintes, expandam a audiência e aprofundem o engajamento com o público”.

O movimento é parte de uma estratégia do Spotify para se fortalecer em podcasts. A empresa criou um ranking dos podcasts mais ouvidos para competir com a Apple, chegou a 1 milhão de programas publicados e investe em podcasts exclusivos, incluindo um de Michelle Obama, que será lançado em 29 de julho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados