Garmin sofre ataque de ransomware e ninguém consegue sincronizar relógios

Ransomware teria criptografado arquivos da Garmin; até o call center da empresa está fora do ar. Garmin Aviation foi afetada

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Garmin Connect fora do ar

Usuários de relógios da Garmin não conseguem sincronizar seus dados e atividades físicas desde a manhã desta quinta-feira (23). O aplicativo mostra uma mensagem de “manutenção” nos aplicativos móveis e está indisponível na interface web, onde a empresa informa que até seus serviços de suporte foram afetados pela queda. A causa da indisponibilidade seria um ataque de ransomware.

“Estamos enfrentando uma indisponibilidade que afeta o Garmin Connect e, como resultado, o site e o aplicativo móvel estão fora do ar no momento. Essa indisponibilidade também afeta nossos call centers e atualmente não podemos receber ligações, e-mails ou mensagens de chat. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível e pedimos desculpas pelo inconveniente”, diz a Garmin no Twitter.

O Garmin Connect centraliza os dados de saúde, atividades físicas e outras métricas geradas pelos dispositivos da empresa, como relógios e balanças. O aplicativo também é utilizado para receber os treinos e sincronizá-los com serviços de terceiros, como o Strava. Com a queda, não é possível visualizar a última atividade física por meio do celular, e os recursos que dependem do aplicativo não funcionam.

Garmin Connect fora do ar

De acordo com o ZDNet, a Garmin sofreu um ataque de ransomware, que criptografa dados de computadores com senha e pede um resgate, normalmente em bitcoins, para liberar o acesso. O ransomware mais famoso da história, o WannaCry, se espalhou para 150 países em 2017 e causou quedas em serviços da Telefônica e do sistema público de saúde do Reino Unido. Não se sabe qual malware teria atacado a Garmin.

A praga teria sequestrado arquivos da rede interna de computadores da Garmin e até mesmo linhas de produção na Ásia. Para restaurar os dados e colocar seus servidores de volta ao ar, a Garmin deverá demorar vários dias. Em Taiwan, onde a Garmin possui fábricas, os funcionários teriam sido avisados de uma manutenção que duraria até sábado (25). O site taiwanês iTHome diz que a empresa foi atacada por um “vírus”.

https://twitter.com/Brodeschi/status/1286358744641744896

A Garmin não comenta publicamente o que causou a queda do Garmin Connect e do call center da empresa. Na madrugada de quinta-feira (23), quando o problema começou, funcionários da Garmin foram às redes sociais para avisar que a companhia foi atacada pelo ransomware WastedLocker.

Queda da Garmin também afeta aviação e inReach

A queda nos serviços da Garmin não afeta apenas dispositivos para usuários finais, mas também o braço de aviação, a Garmin Aviation. Uma página de status informa que recursos de comunicação via satélite para voz, texto, previsão do tempo e relatos de posição estão com “performance degradada”.

O Garmin inReach também está instável, afetando os aplicativos e o sistema de cobrança. O serviço de comunicação via satélite da Garmin permite enviar alertas de perigo (SOS) e mensagens de texto; a empresa diz que esses recursos operam normalmente.

Receba mais sobre Garmin na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados