Celulares da Xiaomi terão gestos com toque na traseira como no iPhone

Xiaomi testa recurso que permite o controle por gestos com toques repetidos na parte de trás do celular

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Celulares da Xiaomi terão gestos com toques repetidos na traseira do iOS 14 (Foto: Reprodução/XDA-Devolopers)

A Xiaomi pretende levar o controle por gestos com toques na parte de trás aos seus celulares. As referências ao recurso “Back Tap” (“Toque traseiro”, em tradução livre), que permite a configuração de atalhos acessíveis pela traseira do telefone, foram encontradas no código-fonte do MIUI 12. Não há previsão de lançamento da função.

Os detalhes sobre a novidade foram reveladas por um usuário do fórum XDA-Developers. De acordo com kacskrz, a Xiaomi está desenvolvendo uma função similar ao controle por gestos presente em iPhones com iOS 14, que permite o acesso a atalhos através de toques duplo ou triplo na traseira do smartphone.

Capturas de tela dão pistas sobre o que está por vir. As imagens apontam para alguns recursos que podem ser configurados com o “Back Tap”, como tirar screenshot, acender a lanterna, acessar o painel de controle do celular, mostrar as notificações e até mesmo abrir a câmera com os toques repetidos.

Na prática, a novidade deve funcionar da seguinte forma: após a configuração, basta encostar na traseira do smartphone duas vezes para fazer uma captura de tela sem precisar pressionar os botões laterais, por exemplo. Ainda é possível configurar um segundo comando para ser acionado após tocar na parte de trás do celular três vezes.

Apesar das referências encontradas nos arquivos internos da versão de testes do MIUI 12 e de ter acesso às configurações do recurso, kacskrz não conseguiu ativar os gestos em seu Xiaomi Redmi Note 7. Além disso, não se sabe quando a função será liberada para todos os donos de celulares da fabricante chinesa.

Com informações: Android Authority e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados