Huawei passa Samsung e é maior fabricante de celulares do mundo

Pandemia ajudou Huawei a superar Samsung no segundo trimestre de 2020 em vendas de smartphones

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei Nova 5T - Review
Huawei Nova 5T

A estratégia de lançar numerosos smartphones todos os anos ajuda a Samsung a liderar esse segmento. Mas um relatório publicado pela empresa de análise de mercado Canalys aponta que, pela primeira vez, a Huawei conseguiu ultrapassar a marca coreana e, agora, é considerada a maior fabricante de celulares do mundo.

É um feito impressionante se levarmos em conta que, desde 2019, a Huawei sofre sanções comerciais por parte do governo dos Estados Unidos que dificultam a expansão dos negócios da companhia no mundo todo.

As sanções impedem, por exemplo, a companhia de lançar smartphones com o ecossistema do Google. Sem acesso à Google Play Store e recursos associados, os aparelhos da marca acabam sendo pouco atraentes, mesmo tendo hardware sofisticado.

Porém, o relatório da Canalys indica que a pandemia de COVID-19 contribuiu para que a Huawei assumisse a liderança do segmento no segundo trimestre de 2020.

Como? No período, a Samsung vendeu 53,7 milhões de celulares, queda de 30% em relação ao segundo trimestre de 2019; já a Huawei comercializou 55,8 milhões de unidades, número apenas 5% menor na comparação ano a ano.

Perceba que esse cenário não indica que a Huawei vendeu mais, mas que a Samsung perdeu a liderança por ter vendido menos. O trunfo da Huawei foi ter feito a lição de casa: a companhia aproveitou que a sua marca é bastante forte na China para pegar carona na retomada da economia do país durante o segundo trimestre.

“Nosso negócio demonstrou resiliência excepcional nesse período difícil”, disse a empresa em comunicado ao The Verge.

É muito provável que a Samsung recupere pelo menos parte das suas vendas no atual trimestre e, com isso, reassuma a liderança do mercado. Em agosto, a Samsung irá anunciar o Galaxy Note 20, o Galaxy Z Fold 2 e outros dispositivos. Isso tende a deixar o último trimestre do ano ainda mais interessante para a companhia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados