Barcas do RJ testam pagamento por aproximação via NFC

Projeto piloto leva pagamento por aproximação via celular ou cartão contactless às catracas das barcas do Rio de Janeiro

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Barcas do Rio de Janeiro testam pagamento por aproximação via NFC (Foto: Divulgação/Visa)

Usuários das barcas do Rio de Janeiro já podem pagar passagens com o celular ou cartão contactless. A Visa anunciou, nesta segunda-feira (3), um projeto piloto em parceria com a CCR Barcas para levar o pagamento por aproximação via NFC às catracas das estações Araribóia, em Niterói, e Praça XV, na capital fluminense.

A parceria entre as empresas pretende agilizar e facilitar a vida dos passageiros, já que não precisam mais encarar filas para comprar bilhetes ou recarregar o Bilhete Único. Agora, basta aproximar dispositivos compatíveis com a tecnologia nos validadores indicados e embarcar. A cobrança será debitada diretamente na fatura do cartão.

A iniciativa é possível graças ao Visa Secure Access Module (SAM), que, segundo a Visa, “permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de trocar sua atual infraestrutura de validadores das roletas”. A transação não gera custos e taxas adicionais aos clientes.

Esta é mais uma ação para levar pagamentos via NFC (Near Field Communication) ao transporte público do Rio de Janeiro. Em abril de 2019, a MetrôRio, concessionária do metrô carioca, habilitou as transações por aproximação em todas as estações da cidade. Em fevereiro, as catracas do modal começaram a aceitar cartões Mastercard.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados