Jogos de Xbox terão controles touchscreen no Microsoft xCloud

O Microsoft xCloud tem suporte para controle do próprio Xbox One, mas a experiência em telas de toque não está tão atrás não

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
controle toque gears of war 5 xcloud

A Microsoft finalmente mostrou como serão controlados os games do xCloud que rodarão em dispositivos móveis, sem controle Bluetooth acoplado ao aparelho. A ideia é exatamente como você pensou: controles por toque na tela, mas que aparentemente funcionam de forma mais interessante do que o esperado.

Quando um jogo é desenvolvido para rodar com controle físico, dificilmente a mesma experiência é transferida para um esquema de toques na tela. É necessária alguma adaptação, já que simplesmente jogar botões do controle no display não funciona. É desta forma que a Microsoft vem trabalhando com desenvolvedores para o xCloud que também rodará em smartphones e tablets.

Em uma transmissão ao vivo do programa Game Stack, feita nesta segunda-feira (3), a Microsoft conversou com Jarret Bradley, produtor sênior de gameplay na desenvolvedora The Coalition, responsável pela série Gears of War depois da aquisição dos jogos que nasceram na Epic Games.

controle toque microsoft xcloud

Bradley explica que a ideia, ao menos dentro dos Gears, foi de inserir esquemas de apresentação de botões por tipo de ação na tela. Isso significa que no lugar de colocar apenas cada botão, o time de desenvolvimento inseriu um para mirar, outro que faz o jogador correr, outro que atira, um para colocar o personagem atrás de alguma cobertura e tem até um específico para pegar itens.

Em outra cena, onde o game apresenta uma descida na neve e os controles são para acelerar e manobrar o veículo, só estes dois aparecem na tela. Além disso, quando uma cena sem controle aparece, todos os controles somem do display. Por fim, um controle de mira com base no movimento do celular foi inserido, utilizando informações do acelerômetro como base.

controle slider toque microsoft xcloud

O exemplo mostrado é de Gears of War 5, mas a Microsoft acreditar que outros desenvolvedores seguirão estes passos. Outro título que já está pronto para o teste com controles na tela é Hellblade: Senua’s Sacrifice.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados