Google prepara avisos no Android para usar navegador Chrome

O lembrete do Chrome nos Androids vai aparecer se o usuário tem dois navegadores instalados e se usa pouco o browser do Google

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
Chrome para Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google está preparando um novo recurso que pode ser pouco interessante e que lembra a guerra dos browsers: uma notificação para lembrar o usuário do Android que usar o Chrome é melhor. Ele dá motivos para não usar outro, como gastar menos dados do plano contratado, mas ainda assim continua sendo chato.

A cada tempo no mundo existe uma guerra de navegadores acontecendo. Já foi foi com o Netscape quando brigou com o novato Internet Explorer, com a vitória no IE. Depois veio o Firefox, que nasceu como sucessor do Netscape e tentou brigar contra a Microsoft. Por fim o Chrome chegou e derrubou todo mundo, mas o Edge com base no Chrome vem mudando o jogo. Nos smartphones a guerra é mais sutil, mas a Samsung está aparecendo com seu próprio browser, que é bom em muitas coisas.

Para evitar a queda neste mercado, o Google parece estar trabalhando de forma semelhante ao que faz a Microsoft no Windows 10 com o Edge. A ideia é de lembrar o usuário que talvez o Chrome seja melhor do que o outro browser que ele usa no momento.

Estes lembretes aparecem em forma de notificação e que leva ao usuário informações, como que no browser do gigante das buscas existe um modo interno de economia de dados que diminui até 60% o consumo do plano. Esse esforço apareceu dentro do Chromium Gerrit, que é um fórum onde recursos são discutidos antes de aparecerem em alguma versão de testes do Chrome.

As anotações afirmam que a notificação de lembrete aparecerá quando o Chrome percebe que existe mais de um navegador instalado, e quando ele faz um cálculo que mostra quanto tempo o browser não é utilizado. Este tipo de averiguação acontece sempre que uma aba customizada do Chrome é aberta em outro app, como quando o usuário abre um link no Gmail ou o Twitter.

Ainda é cedo para afirmar se este recurso será levado para uma versão do Chrome para Android, mas existe a possibilidade do Google desistir de fazer este trabalho de marketing tão agressivo. Eu espero que a segunda opção prevaleça.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados