Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra têm nova S Pen, 5G e telas maiores

Samsung Galaxy Note 20 Ultra possui tela de 120 Hz, câmera de 108 megapixels e melhorias em gravação de vídeo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra têm nova S Pen, 5G e telas maiores

A Samsung revelou nesta quarta-feira (5) o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra, os celulares supercaros com hardware poderoso e novos recursos para a caneta S Pen, que possui latência menor e mais gestos para controle à distância. Os smartphones têm suporte ao 5G brasileiro, gravam em 8K e trazem algumas das funcionalidades que a empresa já havia apresentado na linha S20.

Samsung Galaxy Note 20 Ultra tem câmera de 108 MP

O Galaxy Note 20 Ultra é o modelo para quem já estava acostumado com os últimos celulares da linha Note: ele possui uma tela de 6,9 polegadas com laterais curvadas e os melhores recursos da nova geração, como a câmera principal de 108 megapixels, a tecnologia ultra-wideband (UWB) e um modo de gravação de vídeo profissional, com diferentes modos de captura de áudio.

Samsung Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

A S Pen está com um formato semelhante ao das gerações anteriores, mas a Samsung reduziu a latência da caneta para tornar a escrita mais natural: segundo a empresa, o atraso caiu para apenas 9 milissegundos. Além disso, por ter Bluetooth integrado, o acessório funciona como um controle remoto: você pode fazer gestos no ar para voltar, avançar, abrir a tela de aplicativos recentes e, agora, fazer uma captura de tela.

No aplicativo Samsung Notes, a principal novidade é a sincronização de áudio: é possível gravar uma reunião e fazer anotações à mão ao mesmo tempo; a ferramenta indicará em qual ponto do áudio você escreveu uma determinada observação. Também houve melhorias na organização de pastas, um recurso para anotar em PDFs e um botão para ajustar automaticamente o ângulo da sua escrita.

Samsung Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

Exynos 990 e tela de “até” 120 Hz no Galaxy Note 20 Ultra

O próximo topo de linha da Samsung chega com melhorias no hardware em relação ao Galaxy Note 10, mas boa parte das novidades já foi apresentada na linha S20, revelada em março deste ano. Outras são apenas refinamentos de funções que já existiam nos aparelhos da marca.

O processador do modelo que será vendido no Brasil é o Samsung Exynos 990 octa-core, o mesmo que equipa o S20, S20+ e S20 Ultra. Alguns países, como os Estados Unidos e a Coreia do Sul, receberão uma variante com o Snapdragon 865 Plus, da Qualcomm. Questionada, a Samsung explica ao Tecnoblog que esses mercados receberão outra versão devido à existência de redes antigas com tecnologia CDMA.

Samsung Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

A tela Dynamic AMOLED de 6,9 polegadas possui taxa de atualização de 120 Hz, mas a Samsung implantou o recurso de forma mais “inteligente” que no S20 Ultra: o novo celular poderá optar por um intervalo entre 60 Hz e 120 Hz dependendo do conteúdo que estiver sendo apresentado, o que deverá resultar em maior fluidez em jogos, mas economia da bateria de 4.500 mAh enquanto você estiver fazendo tarefas mais simples. Os gamers de plantão poderão ser beneficiados com a resposta ao toque de 240 Hz.

Samsung Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

A câmera frontal é de 10 megapixels, enquanto as traseiras são de 108 megapixels (principal), 12 megapixels (ultrawide) e 12 megapixels (telefoto, com zoom óptico de 5x). Um novo laser se encarregará de melhorar a velocidade do foco automático, especialmente na gravação de vídeo, que é um dos destaques do novo produto.

O modo de gravação de vídeo profissional permite ajustar a velocidade do zoom, criando um efeito cinematográfico e aproximando o sujeito de forma mais suave. Também será possível selecionar a fonte de áudio: padrão (usando os três microfones integrados), frontal ou traseira, além de microfones externos conectados por USB ou Bluetooth. A filmagem continua sendo de até 8K a 24 fps, com direito a uma nova proporção de 21:9.

5G DSS, chip ultra-wideband e DeX Wireless

Samsung Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

Em termos de conectividade, o Galaxy Note 20 Ultra possui um chip ultra-wideband (UWB), semelhante ao Apple U1 do iPhone 11, que pode ser utilizado para compartilhar dados de forma mais rápida e direcional com aparelhos compatíveis ou usar o celular como uma chave digital do carro, da casa ou da catraca do prédio do escritório.

A Samsung confirma ao Tecnoblog que o Galaxy Note 20 Ultra tem suporte ao 5G, apenas nas frequências sub-6, sem suporte às ondas milimétricas (mmWave) no modelo brasileiro. Ele será compatível com a tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro (5G DSS), nas frequências de 700 MHz, 1.800 MHz e 2.600 MHz, o que garante a compatibilidade com a rede lançada pela Claro.

Samsung Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

O modo DeX, que transforma o celular em um desktop, poderá ser utilizado completamente sem fios: ele exibirá a interface com janelas flutuantes em qualquer TV compatível com o padrão Miracast ou com o recurso Samsung Smart View. Você poderá controlar o Galaxy Note 20 Ultra no modo DeX por meio de um teclado, mouse ou a própria S Pen.

Outros detalhes do Galaxy Note 20 Ultra são a bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 25 watts, modo de latência reduzida para fones de ouvido Bluetooth em jogos, 8 GB ou 12 GB de RAM e 128 GB, 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno.

O modelo será vendido globalmente a partir de 21 de agosto, nas cores bronze, preto e branco. A Samsung não revelou os preços ou a data de lançamento para o mercado brasileiro.

Samsung Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

Galaxy Note 20: tela plana e hardware mais modesto

Assim como fez na linha Galaxy Note 10, quando lançou um modelo menor para atrair novos consumidores, a Samsung também está trazendo uma variante mais simples (o que é diferente de “acessível”). O Galaxy Note 20 tem o mesmo processador e a maioria dos recursos do modelo Ultra, mas chega com baixas nas câmeras, hardware e bateria.

Nas câmeras, a principal diferença é que o sensor de maior resolução tem 64 megapixels, não 108 megapixels. A lente com zoom também foi rebaixada: a Samsung fala em zoom híbrido de 3x, não mais em zoom óptico de 5x. Em relação ao Galaxy Note 20 Ultra, o zoom digital máximo cai de 50x para 30x (mas é claro que você não deveria chegar nem perto desses números caso queira ter alguma qualidade).

Samsung Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

Pela primeira vez em muito tempo na linha Note, desconsiderando as variantes Lite, a Samsung optou por trazer uma tela plana no Galaxy Note 20, sem curvaturas nas laterais, com 6,7 polegadas. Não há mais um modelo “compacto”, como o Galaxy Note 10, que tinha um painel de 6,3 polegadas.

Completam as especificações uma bateria de 4.300 mAh, 8 GB de RAM e opções de 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno. As cores disponíveis serão bronze, verde e cinza. Os detalhes do lançamento para o mercado brasileiro ainda não foram revelados.

Samsung Galaxy Note 20 Ultra – ficha técnica:

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,9 polegadas (3088×1440 pixels) com laterais curvadas e taxa de atualização de até 120 Hz;
  • Processador: Samsung Exynos 990 octa-core de 2,7 GHz (Brasil e resto do mundo) ou Qualcomm Snapdragon 865 Plus octa-core de 3,0 GHz (Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul)
  • Conectividade: 5G sub-6, 5G DSS, Wi-Fi 6, UWB, NFC, MST;
  • RAM: 8 GB ou 12 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB;
  • Câmera frontal: 10 megapixels (f/2,2);
  • Câmeras traseiras:
    • Principal: 108 megapixels (f/1,8);
    • Telefoto: 12 megapixels (f/3,0) com zoom óptico de 5x;
    • Ultrawide: 12 megapixels (f/2,2);
    • Sensor de profundidade;
    • Foco automático a laser;
  • Sistema operacional: Android 10;
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 25 watts;
  • Cores: Mystic Bronze (bronze), Mystic Black (preto) e Mystic White (branco);
  • Dimensões e peso: 164,8 x 77,2 x 8,1mm, 208 gramas.

Samsung Galaxy Note 20 – ficha técnica:

  • Tela: Super AMOLED Plus de 6,7 polegadas (2400×1080 pixels) plana;
  • Processador: Samsung Exynos 990 octa-core de 2,7 GHz (Brasil e resto do mundo) ou Qualcomm Snapdragon 865 Plus octa-core de 3,0 GHz (Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul)
  • Conectividade: 5G sub-6, 5G DSS, Wi-Fi 6, NFC, MST;
  • RAM: 8 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB;
  • Câmera frontal: 10 megapixels (f/2,2);
  • Câmeras traseiras:
    • Principal: 12 megapixels (f/1,8);
    • Telefoto: 64 megapixels (f/2,0) com zoom híbrido de 3x;
    • Ultrawide: 12 megapixels (f/2,2);
  • Sistema operacional: Android 10;
  • Bateria: 4.300 mAh com carregamento rápido de 25 watts;
  • Cores: Mystic Bronze (bronze), Mystic Green (verde) e Mystic Gray (cinza);
  • Dimensões e peso: 161,6 x 75,2 x 8,3mm, 192 gramas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados