Apple lança beta público do macOS Big Sur

O teste do macOS Big Sur está aberto e é de graça, mas tenha em mente que nem tudo pode funcionar como você espera neste momento

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
macOS Big Sur

A Apple começou a disponibilizar nesta quinta-feira (6) a versão de testes públicos do macOS Big Sur. A versão mais recente do sistema operacional que roda nos Macs traz novidades na parte visual, como ícones redesenhados e que caminham para os mesmos que existem no iOS e iPadOS.

Antes de continuar com o texto deste artigo, é necessário ter em mente que tudo que é beta é beta e isso significa que o sistema ainda está em testes, com falhas que podem ser graves e que ainda serão corrigidas – até programas que rodam bem no macOS Catalina, mas não funcionam ainda no Big Sur. Agora que você foi bem avisado e já sabe dos riscos de ter um software beta, vamos lá.

macOS Big Sur com mudanças visuais e no Safari

macOS Big Sur

O que mais chama atenção neste novo sistema operacional é a parte visual, que fica mais alinhada ao que existe lá no iOS e no iPadOS. A central de controle da barra de notificações mudou e está quase idêntica ao que existe nos iPhones e iPads, os ícones de apps também. Até mesmo as notificações aparecem em cards separados com prévia de mais dados, exatamente como no sistema mobile.

O Safari também está na lista de novidades, com prévia das abas ao passar o ponteiro do mouse por cima dela e os favicons que ficam visíveis por padrão – neste momento, no macOS Catalina, é necessário ativar o favicon nos ajustes. A página inicial do browser também está diferente e agora permite uma imagem personalizada pelo usuário.

macOS Big Sur

Dois pontos que também mudam, só que podem afetar um número menor de usuários, está na reformulação visual do app Mensagens e que também está mais próximo do que existe no iOS 14, o que inclui até mesmo as animações. O Mapas passa a exibir o Look Around, que é o Street View da Apple e que está presente apenas em cidades dos Estados Unidos e algumas poucas do Japão.

Quais Macs serão compatíveis com macOS Big Sur?

Estes serão os Macs que podem rodar macOS Big Sur:

  • MacBook de 2015 e mais recente
  • MacBook Air de 2013 e mais recente
  • MacBook Pro de fim de 2013 e mais recente
  • iMac de 2014 e mais recente
  • Mac Pro de 2013 e mais recente
  • Mac Mini de 2014 e mais recente
  • iMac Pro de 2017 e mais recente (isso corresponde a todos os modelos)

Para baixar o beta publico do macOS Big Sur, basta seguir os passos (em inglês) deste link.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados