Início / Notícias / Jogos /

Facebook condena Apple e lança app de games sem games no iOS

O Facebook Gaming já está disponível para Android desde abril e somente lá o usuário encontrará jogos casuais dentro do próprio app

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Facebook enfim lançou seu aplicativo Facebook Gaming na App Store, que oferece streaming de pessoas que jogam seus jogos, mas que no iPhone, iPad ou iPod Touch não exibirá a opção de jogar dentro do app – ele culpa a Apple pela decisão, depois de ter (muitos) problemas com as regras da App Store.

facebook gaming app icone app store iphone ios tecnoblog

O Facebook Gaming é um aplicativo que nasceu com a ideia de ser uma plataforma de streaming de jogos para quem quer assistir a gameplay, ou o rosto dos streamers, a partir de um dispositivo móvel. Uma resposta alta para o sucesso que o Twitch conseguiu, já que é possível transmitir a tela de qualquer jogo do aparelho na rede social, além de ter alguns joguinhos simples e casuais.

É neste ponto que a Apple vem batendo no app, que foi rejeitado na App Store por seis vezes. A resposta da maçã para o problema é que ou o app serve para ver outras pessoas jogando, ou ele é um jogo. “Infelizmente, tivemos que remover por completo a funcionalidade para receber aprovação da Apple”, diz Sheryl Sandberg, diretora de operações no Facebook.

A rede social de Zuckerberg afirma que a rejeição do Facebook Gaming, baseada na regra 4.7 do guia da própria App Store, não condiz com a realidade. No Android, onde o app já existe desde abril, apenas 5% dos usuários que abrem o aplicativo jogam alguma coisa dentro dele, enquanto os outros 95% ficam vendo a gameplay de outras pessoas mesmo e estes dados internos foram compartilhados com a Apple, que não mudou de ideia.

Esta não é a primeira vez que a empresa encontra dificuldades com seus apps de iOS, já que o próprio app que dá acesso ao Messenger e ao Facebook de fato, teve que esconder os jogos casuais pelo mesmo motivo. Estes games são conhecidos como Instant Games.

Com informações: Business Insider e The Verge.