Firefox deixa de mostrar endereço completo no Android

Novidade faz parte de uma atualização do Firefox para Android, que começou no mês passado e termina no final de agosto deste ano

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mozilla Firefox

O Firefox está começando a esconder algumas informações do endereço que o browser para Android está navegando. A novidade faz parte do novo app e segue mais ou menos o que Chrome faz algum tempo, que faz o www.tecnoblog.net virar apenas tecnoblog.net e isso pode ser um problema para algumas pessoas.

A mudança tem um objetivo estético bem simples, já que limpar parte do que ocupa um URL na barra de endereços torna a visualização mais agradável ou até abre espaço para mais itens da interface do navegador. Por outro lado, omitir alguma parte que está por lá pode fazer a navegação menos segura, já que algum subdomínio pode ficar escondido.

Existe um problema ainda maior que pode acontecer em alguns endereços que não abrem se o usuário não digita www antes do nome do site. Uma página falsa pode se aproveitar disso e levar o acesso para outro lugar. Ao menos este novo Firefox para Android continua exibindo um cadeado para quando a conexão utiliza criptografia de https://, mas para saber o URL completo o usuário precisa tocar na barra.

A nova forma de exibição da barra de endereços está presente no novo Firefox para Android, que está chegando aos usuários aos poucos, durante julho e agosto deste ano. O update é automático para quem tem ao menos o Android 5 Lollipop e está com ao menos o Firefox 59 instalado no dispositivo.

Eu estou rodando o Firefox 68 em um Android 9 e nada apareceu por aqui. E para vocês? Alguma novidade?

Com informações: gHacks.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados