Mozilla demite 250 funcionários e tenta reestruturação

Afetada pela pandemia de COVID-19, Mozilla anuncia demissão de 250 funcionários e plano para otimizar finanças

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mozilla Berlim (foto: Mozilla)

A pandemia de coronavírus (COVID-19) também afetou as atividades da Mozilla Corporation. Em carta originalmente interna (PDF), mas divulgada publicamente nesta terça-feira (11), a organização anunciou um plano de reestruturação que inclui a demissão de aproximadamente 250 funcionários.

Em 2018, a Mozilla tinha cerca de 1.000 funcionários em várias partes do mundo. Desde então, a organização não disponibilizou mais números atualizados sobre seu quadro de colaboradores. Sabe-se, porém, que uma reorganização interna já estava em andamento: no início do ano, esse processo causou a demissão de 70 pessoas.

Na ocasião, a Mozilla declarou que o seu plano para 2020 consistia em aumentar a relevância do Firefox no mercado e ajustar as finanças da organização “para garantir estabilidade financeira a longo prazo”. Só que, no meio do caminho, havia uma pandemia.

Sem rodeios, a Mozilla admitiu que as consequências da COVID-19 aceleraram a necessidade de reestruturação. “Nosso plano pré-COVID não é mais viável. Falamos sobre a necessidade de mudanças — incluindo a possibilidade de demissões — desde a primavera [segundo trimestre]. Agora, essas mudanças se tornaram reais”, diz a organização em seu blog.

Além das demissões, a Mozilla anunciou o fechamento de suas operações em Taiwan e revelou que outros 60 funcionários serão convidados a trocar de equipe — e, presumivelmente, de projeto.

Os funcionários demitidos receberão indenizações que equivalem aos seus salários acumulados até 31 de dezembro, bônus de desempenho referente ao primeiro semestre do ano, entre outros benefícios.

Com as mudanças, a Mozilla espera trabalhar com mais “rapidez e agilidade”, bem como se focar em modelos de negócios mais sustentáveis.

Não parece ser um discurso superficial. O Firefox continua sendo o projeto mais importante da Mozilla, mas a aquisição do Pocket em 2017 e a criação de um serviço pago de VPN são exemplos de iniciativas que evidenciam os esforços progressivos da organização para se reinventar.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais sobre Mozilla na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados