Google começa a liberar novo Gmail para empresas

Novo visual do Gmail integra Google Chat, Meet e Rooms em apenas um aplicativo para Android, web no PC e depois chegará ao iOS

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Gmail para empresa terá integração com serviços do Google pelo celular (Foto: Divulgação/Google)

O Google anunciou nesta semana que começou a atualização do aplicativo do Gmail que acessa contas corporativas. A maior novidade é que com esta atualização o app passa a integrar mais ferramentas de comunicação, como é o caso do Google Meet e o Chat em um só lugar.

A mudança para este novo aplicativo já estava em desenvolvimento e testes desde a primeira quinzena de julho, quando o gigante das buscas prometeu unificar mensageiros e outros apps da empresa em um único local, seja no computador, Android ou então no iPhone, iPad ou iPod Touch.

Uma vez aberto, o app do Gmail que recebe e-mails de contas corporativas exibirá uma barra com atalhos na parte inferior. Neste local ficam atalhos para o Google Chat (que é o novo nome para o Hangouts), Rooms (concorrente do Slack dentro do Google) e o Meet, que é mais conhecido e serve como plataforma para reuniões em vídeo, muito semelhante ao que fazem soluções como a da Microsoft com o Teams ou Zoom, mais famoso.

A maior vantagem de reunir todos os recursos e aplicativos externos em um só lugar é de, por exemplo, permitir que um documento seja editado por muitas mãos sem sair do aplicativo do Gmail. O mesmo vale para começar uma reunião em vídeo sem precisar pular para outro aplicativo, que continua existindo com o nome de Google Meet.

Outra adição está no Tasks, que passa a emitir notificações de atualizações que acontecem dentro do aplicativo do Gmail, além de permitir que o usuário seja adicionado em tarefas de grupo, favorite algumas para ficarem mais visíveis e até abra arquivos compartilhados na mesma sala.

A nova versão do Gmail começa em contas G Suite a partir desta semana, com prazo de 15 dias para aparecer para todos. Atualizações que podem ser agendadas começam a partir do dia primeiro de setembro, também levando até 15 dias para chegar. Primeiro serão contempladas as versões web e Android do Gmail, com o iOS recebendo a novidade no futuro – sem data prevista.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados