Taxa de 30% da Apple prejudica pequenas empresas, diz Facebook

Rede social lançou recentemente um recurso para promover eventos pagos na plataforma, mas tarifas no iOS são um impasse

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Após embates com a Epic Games, que levaram à remoção de Fortnite da App Store, foi a vez do Facebook criticar a Apple por conta da taxa de 30% sobre qualquer transação que acontece dentro de apps instalados em seus dispositivos. De acordo com empresa de Mark Zuckerberg, essa política estaria prejudicando pequenos comerciantes, especialmente em tempos de pandemia.

app facebook icone iphone ios tecnoblog

A queixa do Facebook surgiu após o lançamento de um novo recurso da rede social para promover eventos online pagos. A ferramenta permite aos usuários cobrar o acesso a transmissões ao vivo feitas dentro da plataforma – uma forma de ajudar pequenas empresas e profissionais durante o isolamento social.

De acordo com o Facebook, além de recusa em abrir mão da taxa, a Apple ainda se opôs ao uso do próprio método de pagamentos da empresa, o Facebook Pay, para processar as transações no iOS. Para fins de comparação, no Android também há uma taxa de 30%, mas o sistema do Google permite o uso de outras formas de processamento de pagamentos, o que evita esses impostos.

De acordo com a executiva Fidji Simo, responsável pelo aplicativo principal do Facebook, a companhia esperava que a Apple pudesse contribuir com a causa, já que a própria rede social estava abrindo mão de suas taxas. “Ajudar as pequenas empresas a se recuperar da COVID-19 é uma coisa crítica, e todas as empresas de tecnologia deveriam cooperar”, ponderou.

Apesar de discordar da política da Apple, Simo afirma que o Facebook irá seguir todas as regras impostas – ou seja, não tomará atitudes com a da Epic Games em relação a métodos de pagamento alternativos à App Store. No Android e na versão web da plataforma, os criadores de eventos não terão nenhum desconto na receita gerada, ao menos até 2021.

Além do Facebook e da Epic Games, a Microsoft também fez duras críticas à política fechada da Apple e à taxa de 30%, que considera “anticompetitiva”. No fim de julho, foi o Telegram que se pronunciou sobre “censura de aplicativos” na App Store.

Com informações: Bloomberg 

 

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados