Starlink, internet da SpaceX, chega a 60 Mb/s e ping de 20 ms

Starlink, rede de satélites para internet da SpaceX, alcança 60 Mb/s de download na fase beta; meta é chegar a 1 Gb/s

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Satélites da Starlink

Que a SpaceX, de Elon Musk, criou a rede de satélites Starlink para levar acesso à internet a lugares remotos, não é novidade. O que o mundo quer saber é: qual a velocidade das conexões oferecidas? Alguns usuários que participam da fase beta do serviço revelam: atualmente, o download varia entre 11 e 60 Mb/s (megabits por segundo).

Os testes de velocidade têm como base o Speedtest e foram conduzidos deliberadamente pelos próprios usuários. Não dá para afirmar que os resultados correspondem precisamente ao que é ofertado, portanto, mas eles dão uma boa noção do estágio atual de funcionamento da Starlink. Os procedimentos foram conduzidos em várias cidades dos Estados Unidos.

Um tópico sobre o assunto no Reddit aponta que, até o momento, a maior taxa de download obtida foi de 61,32 Mb/s. As menores estão na casa dos 11 Mb/s. Já as taxas de upload variam entre 5 e 18 Mb/s.

Note que os testes também levaram em consideração a latência. Os resultados mostram taxas que variam entre 20 e 94 ms, com a maioria ficando abaixo dos 50 ms.

A SpaceX deixou claro que o seu objetivo é oferecer taxas que chegam a 1 Gb/s no download e manter a latência abaixo de 20 ms. Mas esses números só deverão ser atingidos quando a maior parte dos satélites Starlink estiver em operação.

Resultados da Starlink no Speedtest

Hoje, cerca de 600 satélites Starlink estão em órbita baixa, em distâncias que variam entre 540 km e 570 km da Terra. Mas a FCC, agência americana equivalente à Anatel, autorizou a SpaceX a lançar cerca de 12.000 satélites. Metade desse total deverá entrar em operação no decorrer dos próximos cinco anos.

Se levarmos em conta que a fase beta do serviço acabou de começar, os resultados mostrados são bastante interessantes, pois equivalem às velocidades oferecidas por muitos serviços convencionais de banda larga.

No Reddit, usuários que só podem contar com conexões de até 1 Mb/s — provavelmente por viverem em áreas rurais ou afastadas — relataram que ficariam bastante satisfeitos se obtivessem as taxas dos testes da Starlink.

A SpaceX pretende colocar a rede de satélites Starlink para funcionar comercialmente ainda em 2020, começando pelos Estados Unidos e Canadá. A partir de 2021, o serviço deverá ser ampliado nesses mercados e oferecido em outros países.

Com informações: Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados