Chrome para Android vai rotular páginas que carregam rápido

O recurso do Chrome para Android será levado em conta na hora de rankear o endereço dentro dos resultados da busca do Google

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google chrome app android tecnoblog

O Google anunciou nesta semana que passará a identificar com um selo no Chrome as páginas que carregam mais rápido no Android. A ideia é de tornar a experiência na web mais transparente, de forma que lembra o cadeado que garante que o endereço visitado trafega por uma conexão segura ao utilizar o padrão https://.

O gigante das buscas afirma que levará em conta alguns aspectos da página, como o tempo que ela leva para ser totalmente carregada no dispositivo que visita, se o conteúdo exibido é estável e até mesmo a responsividade, sendo que todos os parâmetros são avaliados pelas métricas do Core Web Vitals. De acordo com o que é notado pela ferramenta, uma avaliação é feita e ela é a responsável por averiguar a experiência do usuário.

“As mudanças que os proprietários de sites fazem para melhorar estes aspectos contribuem para tornar a web mais agradável para todos os usuário em todos os navegadores. Investir nessas métricas centradas no usuário ajuda a impulsionar melhorias e ajuda as empresas a aumentar o engajamento”, diz a o Google em nota.

google chrome pagina rapida

A novidade começará a aparecer dentro do Chrome 85, já na fase beta no Android e o selo será apresentado de forma diferente quando comparado com o cadeado de navegação segura. Se você está com pressa ou é um desenvolvedor e precisa saber agora se a página que criou está bem avaliada, é só entrar em chrome://flags e procurar pelo “Context menu performance info and remote hint fetching”.

Do lado do usuário, para saber se a página recebeu o selo é necessário tocar e segurar em um link, que é onde pode ser aberto o endereço em outra aba, para que um “Fast page” aparecer logo no topo da barra de menu de contexto.

Os dados que são computados para dar a nota levam em consideração o histórico daquele link com outras pessoas, ou de forma diretamente ligada ao servidor quando o url é novo. Com a avaliação acontecendo, o Google passará a utlizar estes dados para saber quem fica no topo na hora de aparecer dentro dos resultados de alguma pesquisa feita no buscador.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados