Netflix é notificada pelo Procon-SP por aumento de reclamações

Após crescimento de queixas sobre cobranças duplicadas e alterações indevidas de planos, o órgão questiona as medidas de segurança adotadas pela Netflix

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Netflix / Unsplash /

A Netflix foi notificada pelo Procon-SP por conta de um aumento no número de reclamações ligadas a cobranças duplicadas e alterações indevidas nos planos contratados. O órgão questiona quais são as medidas de segurança adotadas para proteger os dados dos usuários e que critérios são usados para definir se o responsável pela fraude é a empresa ou o consumidor.

O comunicado também pergunta qual o procedimento seguido pela Netflix para resolver reclamações e outras demandas registradas no Procon-SP. No documento, o órgão de proteção ao consumidor indica ainda que quer saber se a empresa implantou alguma medida em resposta ao crescimento do número de assinantes e às demandas que surgem durante a pandemia do novo coronavírus.

O Procon-SP afirma que enviou a notificação com base na notícia que aponta um aumento no número de reclamações contra o serviço de streaming. O órgão se refere à reportagem da Veja que aponta os números de queixas no Reclame Aqui. De fevereiro a junho de 2020, a Netflix teve 8.663 reclamações no site. Caso o ritmo se mantenha, o índice vai superar o registrado em 2019, quando ficou em 13.994 reclamações.

Entre as principais queixas, estão as ligadas a cobranças indevidas e a invasões de contas. Vale lembrar que a Netflix ganhou assinantes nos últimos meses — em todo o mundo, foram mais de 25 milhões de apenas em 2020 —, o que pode explicar o aumento na quantidade de reclamações. Além disso, o Reclame Aqui indica que a empresa respondeu a todas as reclamações e é avaliada positivamente pelos consumidores.

Procurada pelo Tecnoblog, a Netflix garantiu que, apesar das reclamações sobre cobranças indevidas e contas invadidas, não há qualquer caso de comprometimento de seus sistemas. “A segurança das contas de nossos assinantes é uma prioridade para nós, e estamos trabalhando para melhorar a forma como lidamos com questões como essas”, afirmou a empresa, em nota.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados