Novo design do Facebook na web será obrigatório em setembro

Facebook vai desativar design clássico no desktop em setembro; nova interface está disponível para todos os usuários desde maio

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook clássico não estará mais disponível a partir de setembro

Se você não gosta do novo design do Facebook, sinto informar que a interface clássica na web será desativada em setembro. A rede social está avisando isso aos usuários, destacando vantagens como um visual mais limpo, carregamento mais rápido e modo escuro no desktop.

“Se você estiver usando o Facebook.com novo, poderá voltar para o Facebook clássico a qualquer momento”, diz um artigo de ajuda. “A partir de setembro, todos deverão usar o novo design.”

Se você estiver no novo layout e escolher a opção “Mudar para o Facebook clássico”, verá o seguinte aviso: “a experiência do Facebook clássico não estará mais disponível a partir de setembro; antes de o novo Facebook.com se tornar a experiência padrão, queremos saber mais sobre como podemos melhorar”.

Na caixa de diálogo, você é questionado se está voltando ao design antigo por causa de recursos ausentes na versão atual. Se não for o caso, a rede social de Mark Zuckerberg quer saber o motivo.

Facebook clássico na web será desativado

“O Facebook clássico será desativado em breve”, diz uma mensagem aos usuários. “Fizemos melhorias no novo Facebook.com e estamos animados para todos experimentem o novo visual.”

O Facebook clássico será desativado em breve

Eu não gostei muito do novo visual do Facebook. Sim, eu gosto do modo escuro, mas tudo parece grande demais: as fontes, os ícones, o espaço vazio entre o feed de notícias e as barras laterais. Na minha modesta tela de laptop, eu não consigo visualizar nem um pedaço de um post sem rolar a página. Usando o site com zoom a 90%, dá para amenizar esse problema, mas não é o ideal.

A nova interface da versão desktop foi anunciada por Zuckerberg em abril de 2019, na conferência F8, e permaneceu bastante tempo em fase de testes. A opção “Mudar para o novo Facebook” ficou disponível para quase todos os usuários só em março deste ano; e chegou para a base inteira em maio.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados