Notícias Internet

Novo design do Facebook na web será obrigatório em setembro

Facebook vai desativar design clássico no desktop em setembro; nova interface está disponível para todos os usuários desde maio

Felipe Ventura
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Se você não gosta do novo design do Facebook, sinto informar que a interface clássica na web será desativada em setembro. A rede social está avisando isso aos usuários, destacando vantagens como um visual mais limpo, carregamento mais rápido e modo escuro no desktop.

Facebook clássico não estará mais disponível a partir de setembro

“Se você estiver usando o Facebook.com novo, poderá voltar para o Facebook clássico a qualquer momento”, diz um artigo de ajuda. “A partir de setembro, todos deverão usar o novo design.”

Se você estiver no novo layout e escolher a opção “Mudar para o Facebook clássico”, verá o seguinte aviso: “a experiência do Facebook clássico não estará mais disponível a partir de setembro; antes de o novo Facebook.com se tornar a experiência padrão, queremos saber mais sobre como podemos melhorar”.

Na caixa de diálogo, você é questionado se está voltando ao design antigo por causa de recursos ausentes na versão atual. Se não for o caso, a rede social de Mark Zuckerberg quer saber o motivo.

Facebook clássico na web será desativado

“O Facebook clássico será desativado em breve”, diz uma mensagem aos usuários. “Fizemos melhorias no novo Facebook.com e estamos animados para todos experimentem o novo visual.”

O Facebook clássico será desativado em breve

Eu não gostei muito do novo visual do Facebook. Sim, eu gosto do modo escuro, mas tudo parece grande demais: as fontes, os ícones, o espaço vazio entre o feed de notícias e as barras laterais. Na minha modesta tela de laptop, eu não consigo visualizar nem um pedaço de um post sem rolar a página. Usando o site com zoom a 90%, dá para amenizar esse problema, mas não é o ideal.

A nova interface da versão desktop foi anunciada por Zuckerberg em abril de 2019, na conferência F8, e permaneceu bastante tempo em fase de testes. A opção “Mudar para o novo Facebook” ficou disponível para quase todos os usuários só em março deste ano; e chegou para a base inteira em maio.

Felipe Ventura

Editor-geral

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque