Windows 10 roda apps de Android via celulares Galaxy em mais PCs
Abrir apps Android no Windows 10 ainda é uma função limitada aos aparelhos Samsung Galaxy com ao menos o Android 9 instalado
A Microsoft anunciou no final da semana passada que começou a liberar para mais usuários a função do programa Seu Telefone que consegue rodar apps de Android dentro do Windows 10, quase que de forma nativa. A novidade já estava em testes desde o começo deste mês, mas ainda é limitada para poucos aparelhos Galaxy.
- Como criar um pendrive de boot para o Mac no Windows
- Microsoft celebra 25 anos do Windows 95 e de seu botão Iniciar
O Seu Telefone é um programa que já permitia espelhar notificações, compartilhar arquivos e até mesmo a tela de um smartphone Android direto no PC. Com o lançamento da linha Galaxy Note 20, uma nova integração foi anunciada e ela depende de uma ferramenta chamada Link to Windows que é capaz de rodar apps em janelas separadas na tela do Windows 10.
Com ele é possível por exemplo abrir o WhatsApp sem ser em versão web, ou então o Instagram e o Tinder que também são apps do Android. Cada aplicativo é aberto em sua própria janela, com opção de dar Alt+Tab para trocar entre cada um deles em um visual que lembra bastante a abertura de aplicativos Android no Chrome OS.
A novidade, que começa a chegar para todos os usuários, é bastante promissora, já que permite controlar quase tudo do celular sem tirar o aparelho do carregador (essencial para quem utiliza carregador sem fios), mas existe um pequeno detalhe que pode ser um problema: a funcionalidade depende de uma integração chamada Link to Windows e que está disponível apenas para smartphones Samsung Galaxy que rodam ao menos o Android 9.
De acordo com as regras do próprio programa Seu Telefone, o Windows 10 precisa estar ao menos com a atualização de outubro de 2018 instalada, o aplicativo Seu Telefone precisa estar na versão 1.20071.88 ou superior e tanto o smartphone, como o PC, precisam estar conectados na mesma rede Wi-Fi. A lista de aparelhos Samsung Galaxy compatíveis com a abertura de apps em janelas dedicadas do Windows 10 é essa:
- Galaxy Note 9
- Galaxy S9 e S9+
- Galaxy Note10, Note 10+ e Note 10 Lite
- Galaxy Fold
- Galaxy S10, S10e, S10 Lite e S10+
- Galaxy A8s
- Galaxy A30s e A31
- Galaxy A40 e A41
- Galaxy A50, A51 e A50s
- Galaxy A60
- Galaxy A70, A71, A70s e A71 5G
- Galaxy A80
- Galaxy A90s e A90 5G
- Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra
- Galaxy Fold
- Galaxy XCover Pro
- Galaxy Z Flip
Com informações: Microsoft.