Chrome 85 carrega sites mais rápido e melhora grupos de abas

O Chrome 85 permite que usuários em computadores com Windows ou Mac preencham formulários em arquivo PDF sem sair do navegador

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
chrome 85 tacnoblog

O Google começou a atualizar o navegador Chrome para a versão 85 para todos os usuários, com novidades que vão desde melhorias no desempenho geral, passando por incremento de na velocidade de abertura de abas e a possibilidade de exibir uma pequena prévia do site ao passar o ponteiro do mouse na aba onde ele está aberto.

As otimizações que são mais importantes aconteceram por baixo do capô e podem significar que carregar uma aba agora será mais rápido, além de abas abertas em segundo plano consumirão menos recursos para continuarem por lá. Aumentar o desempenho é fruto de melhor otimização na hora de compilar dados, que utiliza informações de médias de uso de diversos usuários para fazer partes da página carregarem primeiro e com maior prioridade.

Este tipo de otimização já estava sendo implementado no Windows desde a versão 53 que foi lançada em outubro de 2016. A partir da versão 85, as melhorias ganham maior número de usuários e passam a afetar quem utiliza o Chrome em um Mac. Internamente o Google diz que o tempo de carregamento das abas foi até 10% menor, o que já é muito bom.

Chrome 85 grupo de abas

O agrupamento de abas já pode ser aberto ou fechado com mais facilidade. Perfeito para os reis e rainhas das abas abertas. Tem também uma prévia da aba que está aberta e que lembra o mesmo recurso que está presente no Windows 10, que mostra uma prévia da janela ou do app ao passar o ponteiro do mouse por cima dele na barra de ferramentas.

Chrome 85 no Chrome OS fica mais amigável para toque

Uma alteração que atinge usuários de Chrome OS, seja em Chromebooks ou para tablets que utilizam o sistema operacional do Google, permite que uma nova interface de gerenciamento de abas seja exibida ao tocar no ícone que representa o total delas que estão abertas.

Chrome 85 toque em abas

No Android se o usuário começar a digitar o endereço de um site que já está aberto, ele um link aparece nas sugestões e que indica que já existe uma aba aberta com o mesmo URL. Ainda no sistema para smartphones do gigante das buscas, o novo Chrome entrega novas formas para compartilhar links para outros browsers com a mesma conta ou então outros apps.

Chrome 85 assinar pdf

Voltando para os computadores, o browser poderá ser utilizado para preencher arquivos PDF sem a necessidade de outro programa instalado. A parte menos bacana é que este recurso será ativado aos poucos, em ondas mesmo para quem já tem o Chrome 85 instalado. Algumas das outras novidades que contei neste texto também podem chegar aos poucos para todos.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados